Abater um lobo pode dar multa até 750 mil euros no Luxemburgo

Abater um lobo pode dar multa até 750 mil euros no Luxemburgo

Abater um lobo ilegalmente durante a caça pode dar uma multa até 750 mil euros. Para além disso ainda pode dar uma pena de prisão, uma vez que o lobo é “uma espécie protegida” no Luxemburgo.

Numa resposta parlamentar, a ministra do ambiente, Carole Dieschbourg, explica que caso alguém mate um lobo durante a caça, pode incorrer uma multa que vai de 250 a 750 mil euros e a uma pena de prisão que pode ir de 8 dias a 6 meses.

A ministra acrescenta que caso alguém embata com um veículo contra um lobo, tem de avisar imediatamente as autoridades policiais. Um animal gravemente ferido tem de ser tratado, caso seja possível.

No documento fica-se ainda a saber que para a próxima semana está prevista uma apresentação desta espécie animal no âmbito do “World Wildlife Day” em Wincrange.

Foi justamente nesta localidade, que um lobo foi visto e fotografado no início do mês de janeiro.

Fonte: Contacto / mantida grafia lusitana original


Nota do Olhar Animal: Lamentavelmente, a maior parte dos ambientalistas e autoridades valorizam mais a função ambiental e raridade dos animais do que sua capacidade de sentir e sua consciência sobre o que lhe ocorre. O resultado são proteções especistas como essa multa. Sorte dos lobos poupados por conta dela, azar dos animais de todas as demais espécies, desprotegidos.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.