Abrigo para animais: Termo é entregue para prefeito com 2,5 mil assinaturas, em São Gabriel do Oeste, MS

Abrigo para animais: Termo é entregue para prefeito com 2,5 mil assinaturas, em São Gabriel do Oeste, MS
Foto: Divulgação

O prefeito eleito de São Gabriel do Oeste, Jeferson Tomazoni recebeu na manhã deste domingo (09), um termo de compromisso com cerca de 2,5 mil assinaturas, em prol a criação do abrigo público para animais abandonados, atropelados ou vitimados por maus-tratos no município.

O evento foi idealizado por um grupo de pessoas que defende a causa. A escrivã da Polícia Civil de São Gabriel do Oeste, Gilvania Ramos Rossi, uma das cidadãs a frente da ação avaliou o evento como positivo e acredita que alcançou as expectativas. Por ser feriado prolongado, e um grande número de pessoas terem viajado, a caminhada reuniu um número bom de simpatizantes.

Durante o evento foram entregues 30 brindes doados pelo comércio local, e sorteadas duas camisetas para as pessoas presentes.

“Eu tive uma impressão positiva, é uma causa que ele quer ajudar e se sensibiliza. Acredito que ele realmente vai fazer alguma coisa com relação a esses animais em situação de abandono e maus tratos”, avaliou Gilvania sobre o prefeito eleito Jeferson Tomazoni.

Jeferson destacou a importância da reivindicação, afirmando que a criação do abrigo está em seu plano de governo, através de parcerias com ONGs, entidades e empresas. “Foi assinado um termo pelos três candidatos a prefeito, se comprometendo a dar apoio a causa. Tenho certeza que nós avançaremos muito nisso, ainda discutiremos local e toda situação com o grupo que organizou o manifesto e movimento, mas é uma situação que preocupa muita gente em nossa cidade e que precisa ser trabalhada. Como nós vamos trabalhar, isso ainda será discutido, porque após a diplomação nos discutiremos com as pessoas envolvidas no processo”, explicou o prefeito eleito Jeferson.

Um grupo da Equoterapia também participou da caminhada. A Equoterapia é um projeto social de realização do Clube de Laço Liberatto Maffissoni, em parceria com a Prefeitura Municipal, que tem por objetivo atender pessoas portadoras de algum tipo de necessidade, através de um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento físico, psíquico e cognitivo.

Em seu cartaz eles escreveram a seguinte mensagem: “Alguns remédios não vêm em frascos. Mas sim em quatro patas”.

ms_saogabrieldooeste_abrigo_animais_assinaturas2

O abrigo

Segundo Gilvania, o grupo reivindica um abrigo que dentre as atividades a serem desenvolvidas, serão agregados programas de castração gratuita aos animais, em que os donos não tenham condições de pagar pelo procedimento e manutenção com a higiene e alimentação dos animais abrigados, visando a doação dos mesmos.

Para a estruturação do abrigo, será criada uma portaria para disciplinar seu funcionamento, e critérios de doação e arrecadação de fundos, para manutenção do abrigo, observadas as legislações vigentes, referente às leis brasileiras de proteção aos animais.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.