Abrigo que recebe animais abandonados é afetado pelas chuvas em Santa Luzia, MG

Abrigo que recebe animais abandonados é afetado pelas chuvas em Santa Luzia, MG
Abrigo conta com cerca de 150 animais, entre cães, gatos e aves. Foto: Divulgação

As fortes chuvas que provocaram estragos e prejuízos em toda a região metropolitana de Belo Horizonte também atingiram um abrigo que recebe animais abandonados ou resgatados de situações de maus-tratos em Santa Luzia. Com cerca de 150 bichinhos, entre cachorros, gatos e aves, o espaço sofreu um grande deslizamento de terra e toda a estrutura da casa ficou comprometida. Porém, a protetora de animais Simone Aparecida Gonçalves, 52, que cuida do local, disse não ter outro espaço para abrigar todos.

“Não estou dormindo mais aqui e eles ficam sozinhos. O engenheiro veio avaliar a situação e disse que será preciso derrubar toda a casa e construir de novo, além de fazer saídas para a água da chuva. Caso não seja feito nada, há muito risco de desabar novamente. Como temos muitos gatos e cães, que são acostumados com o lugar, é muito difícil fazer uma mudança para outro local”, explicou.

Para resolver o problema, Simone iniciou uma vaquinha virtual com o objetivo de arrecadar fundos para a reconstrução do espaço. Até o momento, ela já conseguiu arrecadar quase R$ 1.000. Segundo a protetora, antes dos temporais que arrasaram a cidade na última semana, as condições do abrigo já não eram boas por conta da falta de apoio.

“Desde que isso aconteceu, eu já emagreci uns 6 kg. Não estou dormindo direito, e como deixei eles aqui, choram muito durante a noite, já que estão acostumados a dormir comigo. Eu abdiquei para ficar com eles, então eu vivo por eles. E não poder dormir aqui tem sido muito difícil, às vezes preciso vir na madrugada para acalentar eles”, relatou.

Trabalho de mais de 20 anos

Além do abrigo prejudicado pelas chuvas, Simone cuida praticamente sozinha de outros dois espaços com quase 25 gatos. Com um trabalho de mais de 20 anos, Simone atua na proteção dos animais com o apoio de doações e rações. “Qualquer ajuda que vier é bem-vinda”, frisou. Ela ainda ajuda a realizar a castração de cães e gatos em Santa Luzia, principalmente em comunidades carentes. “Já não tenho mais espaço para receber animais abandonados, só em casos urgentes. Ontem mesmo encontrei dois cães no mato e consegui uma casa”, relatou.

Saiba como ajudar o Abrigo da Sih:

Vaquinha virtual: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajuda-abrigo-da-sih-deslizamento-mahal-marcelle-fonseca

Doações em dinheiro

Banco do Brasil

Agência: 2582-8
Conta corrente: 57205-5
PIX: 02673104631

Por Lucas Morais

Fonte: O Tempo

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.