Abrigos de animais de BH pedem socorro, após queda de doadores e aumento de 40% no preço das rações

Abrigos de animais de BH pedem socorro, após queda de doadores e aumento de 40% no preço das rações
Foto: Pixabay

Abrigos de animais pedem socorro em Belo Horizonte, MG. Além de perderem doadores por causa da crise econômica provocada pela pandemia, um outro problema é o preço da ração, que segundo as instituições, subiu cerca de 40% neste ano.

Marisa Catelli é presidente e voluntária da ONG CãoViver e afirma que a realidade tem sido cada vez menos voluntários e doadores e cada vez mais alto os preços da alimentação dos animais que necessitam também de outros cuidados como os de higiene e de veterinário, que como os alimentos têm sofrido com a inflação. “As doações em geral, principalmente de ração, caíram mais de 90% e os valores também caíram muito. A gente sobrevive também com o atendimento do consultório veterinário, que caiu também, a demanda diminuiu muito, então está bem complicado para nós. A gente ganha da Pedigree uma certa quantidade de ração para manter os nossos animais, porém a gente tem a necessidade de ração para idosos, para filhote, ração dos gatos, que são diferenciadas.”

Atualmente a ONG cuida de 230 animais, entre cães e gatos. Marisa conta como tem sido a realidade para alimentar todos eles. “Sempre conseguimos dar um jeito, nunca faltou nada para eles, inclusive nós temos um bazar no abrigo e um bazar no centro que nos ajuda muito a venda dos artigos está dando para comprar ração, então está dando para a gente ir levando.”

O ativista Franklin Soares Oliveira, do Núcleo Fauna de Defesa Animal, está há 41 anos dedicando a causa dos animais. De acordo com ele, nunca foi tão difícil. Para manter o abrigo temporário, que tem mais de 80 animais, ele tem vendido rifas e nos últimos dias foi preciso fazer um empréstimo para arcar com as despesas. “Desde o início do ano a gente vem passando um sufoco, preço das rações tanto de cão quanto de gato aumentaram consideravelmente, uma média de 40% do custo, e isso impactou muito aqui para gente que sobrevive de doações dos parceiros. Eu mesmo tenho três rifas rodando para poder pagar tanto a ração dos animais quanto o atendimento veterinário e internações. Para você ter uma ideia, na última semana eu tive que recorrer a empréstimo para poder estar bancando pagamento de fatura de fornecedor de ração.”

Por Amanda Antunes

Fonte: Itatiaia

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.