Abrigos de cães e gatos enfrentam dificuldades para manter animais em Teresina, PI; saiba como ajudar

Abrigos de cães e gatos enfrentam dificuldades para manter animais em Teresina, PI; saiba como ajudar
Abrigo Casa Pet — Foto: reprodução

Abrigos que atendem animais domésticos estão passando por dificuldades para manter as despesas na cidade de Teresina. Os custos de alimentação e medicação, além do pagamento de salário dos funcionários, são altos, e o número de cachorros e gatos que chegam a esses locais só cresce. As doações estão cada vez menos frequentes.

VÍDEO: Abrigos de animais precisam de ajuda para manter despesas

Segundo Raíssa Rocha, fundadora do abrigo Casa Pet, que abriga cerca de 150 animais, é necessário desembolsar aproximadamente R$ 40 mil por mês para arcar com as despesas dos cachorros e gatos que não param de chegar no local.

“Tentamos amenizar o abandono resgatando esses animais da rua e dispondo para a adoção responsável, que nem sempre conseguimos, já que muitos permanecem com sequelas e outros problemas, e as pessoas não adotam esses. Esses animais acabam ficando nos abrigos e aí nós precisamos de mais ajuda para conseguirmos manter”, disse a mulher.

A protetora pontuou ainda que a situação está pior, pois as doações estão diminuindo cada vez mais.

“Não temos conseguido ajuda sequer para a comida, pois é a sociedade que auxilia e muitos estão enfrentando dificuldades, o que nos faz passar por essas dificuldades também. Se falta comida, falta todo o resto”, explicou Raíssa.

Já a Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais, conhecida popularmente por Abrigo Apipa, atende ainda mais animais, com uma faixa de 250 a 300 cachorros e gatos. O custo mensal chega a R$ 60 mil.

Pitel está há 13 anos na Apipa. praticamente desde a fundação da entidade — Foto: Lívia Ferreira/g1
Pitel está há 13 anos na Apipa. praticamente desde a fundação da entidade — Foto: Lívia Ferreira/g1

Conforme Isabel Moura, que é coordenadora do abrigo, os valores são utilizados para cobrir despesas como o pagamento de salário dos funcionários e manutenção dos animais.

“Temos que pegar o salário de 8 funcionários que trabalham de carteira assinada, além da manutenção do animal aqui dentro, já que nem sempre eles chegam e saem rapidamente. Sempre estamos com um número grande de cachorros e gatos aqui, às vezes um número maior que a nossa capacidade, e eles precisam ser acolhidos de forma digna, comida, cama, medicamentos e o que mais for necessário”, destacou a cuidadora.

Cristiane Matos é doadora da Apipa e ressalta a importância de ajudar animais que sofreram com o abandono.

“Passei a utilizar os meus finais de semana para ajudar, trago ração e jornal, pois eles precisam e faço doações financeiras. Quem não pode doar financeiramente, pode ajudar divulgando nas redes sociais”, declarou.

Os dois abrigos disponibilizam informações necessárias para a realização das doações. Confira:

APIPA Teresina: @apipaoficial
Casa Pet: @casapethe

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.