Ação ‘Animalzinho quentinho’ arrecada roupas para cães e gatos do CCZ de Bauru, SP

Ação ‘Animalzinho quentinho’ arrecada roupas para cães e gatos do CCZ de Bauru, SP
Campanha "Animalzinho Quentinho" arrecada cobertores e roupinhas em Bauru (SP) — Foto: Valeria Medina Camprigher/ Arquivo pessoal

A Secretaria de Saúde, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais de Bauru (Comupda) estão realizando a campanha ‘Animalzinho quentinho’ neste mês de junho quando começa o inverno.

O objetivo da ação é a arrecadação de roupas para os cães e gatos abrigados no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da cidade. Além das roupas, também pode ser doados cobertores e mantas para os animais.

VÍDEO: Campanha ‘Animalzinho Quentinho’ do CCZ Bauru arrecada roupas e cobertores

Valeria Medina Camprigher, médica veterinária que é Chefe de Seção de Controle de Zoonoses, explica que a campanha é fundamental para conseguir repor os cobertores, roupinhas e caminhas dos animais atendidos pelo CCZ.

“O volume de animais aqui é muito grande e a gente fez uma campanha no ano passado e tivemos bons resultados, recebemos muitos cobertores, roupinhas, caminhas. A população aderiu bastante. Mas no decorrer do ano eles vão utilizando e as roupas vão ficando estragadas, colocamos na máquina, alguns tecidos estragam e precisamos repor.”

Roupinhas para cães doadas na campanha "Animalzinho Solidário'" são usadas nos animais atendidos pelo CCZ de Bauru — Foto: Valeria Medina Camprigher/ Arquivo pessoal
Roupinhas para cães doadas na campanha “Animalzinho Solidário'” são usadas nos animais atendidos pelo CCZ de Bauru — Foto: Valeria Medina Camprigher/ Arquivo pessoal

A veterinária explica também que o local onde está localizado o canil é ainda mais frio, por ser baixo, e que por isso, a equipe busca proporcionar mais conforto para os cães e gatos e protegê-los durante esse período de baixas temperaturas.

“Quando desce pro Canil tem diferença de temperatura. É bem mais frio lá em baixo onde os cachorros ficam. Forramos o chão, colocamos caminhas, mantemos o toldo fechado e os animais que deixam nós colocamos a roupinha, também colocamos. É um volume muito grande e não temos condição de arcar com isso.”

Apesar de serem para os animais que se encontram abrigados no CCZ, as doações devem ser feitas na OAB de Bauru, que fica na Avenida Nações Unidas, 30-30, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h.

Trabalho de proteção

Além da campanha, outras ações são feitas para ajudar os animais vulneráveis durante a “fiscalização de bem estar animal” que checa denúncias de maus-tratos a animais. Durante a ação, a equipe leva rações, cobertores e roupinhas dentro dos veículos para ajudar animais que encontram na rua no caminho.

“A gente trabalha com denúncias que chegam por e-mail, WhatsApp, telefone, imprensa, da prefeitura e vamos atendendo por ordem de prioridade e nessa saída que a equipe faz, eles levam roupinhas, cobertores e rações que são doadas por munícipes. E caso encontrem algum animal que necessita na rua, elas ajudam doa a quem precisa. E assim a gente vai tentando minimizar o sofrimento dos animais”, conta Valeria.

O Centro de Controle de Zoonoses tem diversas funções relacionadas ao acolhimento de animais de rua passíveis de transmitir doenças às pessoas e a assistência a animais domésticos em situação de sofrimento.

“Aqui é um Centro de Controle de Zoonoses, fazemos controle de raiva, vacinação antirrábica, recebemos animais com suspeitas de raiva e animais com problemas neurológicos. Realizamos não só ações para controle de raiva, mas também para controle e prevenção da leishmaniose, controle de escorpião e de doenças transmissíveis”, explica a diretora.

O Centro de Controle de Zoonoses fica na Rua Henrique Hunzicker, 2-17.

Por Gilmara Melo, G1 Bauru e Marília (sob a supervisão de Mariana Bonora)

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.