Ação conjunta apreende pássaros silvestres mantidos em cativeiro, em Sapucaia do Sul, RS

Ação conjunta apreende pássaros silvestres mantidos em cativeiro, em Sapucaia do Sul, RS
Ação foi realizada pela Patram em conjunto com Brigada Militar. Foto: Brigada Militar / Patram / Divulgação / CP

Vinte e oito pássaros silvestres nativos, que estavam sendo mantidos em cativeiro em duas residências nos bairros Feliz e Centro, em Sapucaia do Sul, foram apreendidos em uma ação conjunta realizada pela Secretaria municipal do Meio Ambiente e Patrulha Ambiental (Patram) da Brigada Militar nesta quarta-feira.

Além das aves (das espécies azulão, cardeal, canário-terra, trinca-ferro, sanhaço-frade, coleiro e cravina), também foram recolhidos dois alçapões, usados para capturar os animais. Os infratores foram multados e responderão por crime ambiental. Um dos animais teve a pata quebrada para que fosse possível a colocação de uma anilha falsificada do cadastro do IBAMA.

Na segunda-feira outros dois pássaros foram igualmente resgatados no Bairro Vargas. As aves foram encaminhadas ao IBAMA, em Porto Alegre, que avaliará suas condições para soltura em seus respectivos habitats naturais.

Denúncias ligadas a criações irregulares de pássaros silvestres podem ser feitas pelos telefones 3452-7358 e 0800-644-2111.

Por Fernanda Bassôa

Fonte: Correio do Povo

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.