Acorrentados em um recinto microscópico. Vamos libertar os elefantes presos em um zoológico no Vietnã!

Acorrentados em um recinto microscópico. Vamos libertar os elefantes presos em um zoológico no Vietnã!
Foto: @Vietnam Animal Eyes

Zoológicos não deveriam existir. São lugares aterrorizantes onde animais selvagens nascidos em cativeiro ou provenientes dos cantos mais remotos do mundo ficam trancados durante o resto dos seus anos em jaulas, recintos sujos, pequenos lagos.

Em alguns casos, as condições em que os animais são mantidos são ainda piores. É assim que parece ser no Zoológico de Hanói, localizado na capital do Vietnã, onde duas elefantas chamadas Thai e Banang são condenadas a uma existência miserável.

Vivem num recinto microscópico, mantidos acorrentados durante muito tempo, sem qualquer possibilidade de movimento, sem poder explorar o pouco que o ambiente circundante oferece, sem poder dar nenhum passo. Pesadas correntes de ferro estão presas às suas patas para lembrá-los de sua liberdade.

Eles têm entre 60 e 70 anos e chegaram ao zoológico em 2010 e 2014 vindos das terras altas do sul e centro do país. Essas paisagens são apenas uma memória desbotada. Desde então Thai e Banang passam os dias assim, imobilizados durante horas e horas enquanto os funcionários do zoológico os alimentam com seus bastões afiados sempre prontos quando necessário.

Imagens que partiram o coração dos visitantes da estrutura e indignaram a rede ao dividir a opinião pública em duas. É certo que estes paquidermes inteligentes, majestosos e sociais sejam reduzidos a este estado? Não se esqueça que, apesar das correntes, o recinto em que estão confinados Thai e Banang é extremamente pequeno para acomodar os elefantes e de forma alguma satisfaz as necessidades naturais da espécie.

Preocupadas com a saúde dos elefantes, as associações Vietnam Animal Eyes e Animal Asia Vietnam mobilizaram-se para eles, pedindo a transferência dos paquidermes para uma reserva protegida. O local identificado é o Parque Nacional Yok Don.

Nesta área, onde existem muitos outros elefantes, Thai e Banang poderiam viver as suas vidas pacificamente em 115.000 hectares de floresta. Aqui, o contato com humanos durante as visitas guiadas é mínimo para respeitar a natureza.

Os custos de transporte seriam totalmente por sua conta. Basta autorização para prosseguir, autorização que, no entanto, parece não estar prestes a chegar. A administração do zoológico já havia descrito os pedidos feitos pelos ativistas dos direitos dos animais como “ilógicos”, sem demonstrar qualquer interesse em desistir dos elefantes.

Segundo a equipe, as duas elefantas foram acorrentadas porque também eram perigosas para o público. A mobilização geral continua. Para obter uma resposta positiva e salvar Thai e Banang, a Vietnam Animal Eyes lançou uma petição de assinaturas online.

Mais de 75 mil pessoas já assinaram a petição, apoiando a luta. O Parque Nacional Yok Don, no coração do Vietnã, é o mais próximo possível do lar das elefantes fêmeas. Nós lhes concedemos liberdade.

Por Francesca Capozzi

Fonte: GreenMe

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.