Advogados defensores de animais se apresentam no caso das éguas violentadas sexualmente na Espanha

Advogados defensores de animais se apresentam no caso das éguas violentadas sexualmente na Espanha
A potra maltratada sofreu lesões, e logo descobriram que ela tinha sido violentada sexualmente por um homem.

A associação ABADA exerce a acusação popular por maus-tratos a animais contra o detido por zoofilia.

A Associação Balear de Advogados dos Direitos dos Animais (ABADA) se apresentou no caso das éguas violentadas em Alcúdia, na Espanha. A entidade, criada em 2011, e que é a mais antiga da Espanha, exerce a acusação popular no procedimento contra um homem investigado por maus-tratos a animal por supostamente sodomizar a uma égua e uma potra em várias ocasiões ao entrar de noite em uma fazenda em Alcúdia no começo deste ano.

O suspeito, um cidadão colombiano de 54 anos, foi detido em abril de 2018 pelos agentes do Serviço de Proteção da Natureza (Seprona) e posteriormente foi posto em liberdade. Uma câmera de vigilância instalada dentro da fazenda filmou o homem enquanto fazia sexo com os dois animais em cima de uma cadeira. Além disso, o exame veterinário verificou que as duas éguas também tinham sido violentadas com um pedaço de madeira.

A proprietária dos equinos descobriu em uma manhã que a potra sangrava pela vagina. Um veterinário confirmou que tinham introduzido um pedaço de pau. Pouco depois, os fatos se repetiram, já que encontraram latas de cerveja vazias e uma cadeira junto dos animais. Então, decidiram instalar uma câmera ativada por movimento. O suspeito foi filmado enquanto realizava as práticas de zoofilia subindo em uma cadeira. Os fatos foram denunciados perante a Guarda Civil e o Seprona, que, depois da investigação, prenderam o suspeito por maltrato animal.

O processo judicial continua aberto. O caso se instrui no juizado de Inca e está pendente de algumas provas periciais. A associação ABADA, sob a direção letrada de Manuel Molina, figura como acusação popular neste procedimento. Esta entidade participou como acusação em outros casos relevantes de maus-tratos a animal como “Sorky”, o cavalo de corridas que foi agredido até a morte, e “Mix”, o cão cujo tutor deixou morrer de fome em uma casa de Palma.

Agora, ABADA é responsável no caso do homem acusado de violentar as duas éguas em uma fazenda em Alcúdia. O suspeito se negou a prestar declaração perante os investigadores. O caso se instrui por um delito de maus-tratos a animal.

O homem não atuou em somente uma ocasião, mas repetiu seus atos de zoofilia várias vezes, de acordo com as sequências capturadas pela câmera de segurança. A dona dos animais se mostrou muito abalada. A potra estava muito nervosa e ninguém conseguia chegar perto dela.

Por B. Palau / Tradução de Alice Wehrle Gomide

Fonte: Diario de Mallorca

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.