Afinal, São Bernardo (SP) oferece ou não castração gratuita para cães e gatos?

Afinal, São Bernardo (SP) oferece ou não castração gratuita para cães e gatos?
Mensagem encaminhada pelo CCZ com os procedimentos para a castração gratuita. (Imagem: Arquivo / SãoBernardo.INFO)

Quando sancionou a lei que permite a entrada de animais de estimação em praças e parques públicos de São Bernardo do Campo, o prefeito Orlando Morando também anunciou a retomada das castrações a partir de outubro.

Em nota encaminhada à imprensa, o chefe do Executivo destacou ainda que entre as “novidades do serviço” estaria a “redução do valor cobrado pela operação”, sem deixar claro se a diminuição do custo estaria relacionada, por exemplo, com a intenção de cobrar uma taxa dos munícipes.

A possibilidade de “retomada das castrações” gerou dúvidas entre moradores que entraram em contato com o SãoBernardo.INFO alertando que o site da Prefeitura, há meses, anuncia a realização de castração gratuita na cidade (veja aqui).

A página dedicada ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), além de avisar que São Bernardo “oferece gratuitamente aos residentes do município a esterilização cirúrgica de cães e gatos, realizada em clínicas veterinárias contratadas”, também explica quais os procedimentos para solicitação do serviço que é realizado “conforme ordem cadastral e disponibilidade de verba contratual.”

Em contato telefônico, funcionários do CCZ confirmaram os procedimentos indicados na internet e chegaram a enviar uma cópia do formulário de solicitação, mas ressaltaram que não há prazo para uma resposta, dando a entender que, mesmo havendo a possibilidade de agendar a castração, não há certeza de realização da mesma dentro de um prazo adequado.

Uma conhecida ativista da causa animal que atua na região do Grande ABC, e que pediu para não ser identificada, reclama da postura da gestão municipal. “Sai governo, entra governo, São Bernardo e cidades vizinhas continuam sem uma política clara e eficaz a respeito da questão da castração. Falta vontade política, sobretudo vontade de encarar esse que é antes um problema de saúde pública”, explica.

Questionada sobre a promessa de retomada das castrações em outubro e o aparente desencontro de informações envolvendo o site institucional, a Prefeitura não retornou, até o momento, o contato da reportagem.

Fonte: SãoBernardo.INFO

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *