Agenda da Assembleia prevê audiência sobre descarte e abandono de animais em MS

No dia 26 de maio, terça-feira, às 14h no plenário Júlio Maia, será debatido em audiência o Descarte e Abandono de Animais.

A agenda da semana de 25 a 29 de maio na Assembleia Legislativa começa com a assinatura de convênio entre a Secretaria Estadual de Educação e a Escola do Legislativo, na segunda-feira (25/5), às 14h no plenarinho, para firmar parceria ao projeto Parlamento Jovem, que terá novas eleições no segundo semestre.

Criado em 2006 e regulamentado em 2007, o projeto Parlamento Jovem Sul-Mato-Grossense foi instituído para promover a consciência política e a liderança entre jovens e adolescentes. Podem participar alunos do ensino médio e ao final 24 deputados estudantes são eleitos para atuarem como parlamentares, ou seja, eles se reúnem na Assembleia Legislativa, promovem sessões e podem apresentar projetos de leis que, se apadrinhados por algum deputado estadual, podem se tornar leis estaduais.

Na quinta-feira (28/5), diretores das escolas estaduais públicas e também de escolas particulares foram chamados para uma reunião no plenarinho, às 8h30, para que sejam repassadas todas as informações de como serão as eleições do Parlamento Jovem.

Na agenda da ALMS também estão marcadas duas audiências públicas. A primeira na terça-feira (26/5), às 14h no plenário Júlio Maia, debate sobre o Descarte e Abandono de Animais. O evento foi proposto pelo deputado Marcio Fernandes (PTdoB), que é médico veterinário. Os palestrantes serão Leonardo Azambuja Jacaranda (Vigilância Sanitária); Élcio Terra (Solurb); Eduardo Cândia (MPE-MS / CAOMA (Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente)); representantes do CCZ da Capital e de Dourados; representantes de Ongs defensoras dos animais.

A segunda audiência pública intitulada Trabalho Igual Salário Igual acontece na sexta-feira (29/5), às 9h, no plenário Júlio Maia. O evento foi proposto pelos deputados Mara Caseiro (PTdoB) e Felipe Orro (PDT) e irá debater a igualdade de remuneração para homens e mulheres no mercado de trabalho. A campanha teve início na Alemanha em 2008 e atualmente acontece em mais de 10 países, com a realização de atividades voltadas para chamar a atenção do governo, da sociedade e dos empregadores, visando por fim à discriminação contra as mulheres.

Ainda acontece na Assembleia a reunião da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), na terça-feira (22/5) após a sessão plenária; a abertura do 9º Congresso Brasileiro de Educação Física, na quinta-feira (28/5) às 19h, no plenário Júlio Maia; e o plenarinho está reservado na quarta-feira (27/5), às 14h, para as comissões permanentes que quiserem se reunir para debater o mérito das matérias apresentadas pelos parlamentares em tramitação na Casa de Leis.

Fonte: A Crítica

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.