Agente policial atira com espingarda no gato de vizinha, na Espanha

Agente policial atira com espingarda no gato de vizinha, na Espanha
Fotos: Ipcena

O grupo ecologista Ipcena (Instituição do Poente para a Conservação e o Estudo do Entorno Natural) denunciou a um morador da localidade de Borges Blanques (Catalunha)por suposto crime de maus-tratos contra os direitos dos animais, após disparar com uma arma o gato de uma vizinha. O curioso é que o denunciado é um agente policial da Delegacia de Tàrrega e por isso pedem ao Departamento do Interior que ele seja afastado do corpo policial. “Uma pessoa que dispara com uma arma de fogo em plena zona urbana e que infringe a lei não está apta para exercer como um agente da lei”, afirmam.

O grupo ecologista afirma que no mês de setembro irá apresentar uma denuncia administrativa no Departamento de Território e Sustentabilidade e outra denuncia no tribunal de Lleida onde terá o apoio de outras associações protetoras e organizações animalistas do território.

O fato ocorreu no dia 4 de agosto às 8.00 horas da manha, quando a vizinha se encontrava no quintal e ouviu alguns tiros; em seguida viu seu gato ferido caído no chão. Naquele momento a mulher viu o agressor na sacada ao lado, que após ter sido repreendido desapareceu rapidamente. Imediatamente a tutora do gato o levou a uma clinica veterinária para que fosse tratado.

A tutora do gatinho disse que “não é a primeira vez que o fato ocorre” na própria denuncia está relatado que nos últimos dois anos vários gatos foram mortos por tiros ou por envenenamento e que há suspeita de que o responsável seja a mesma pessoa. As queixas anteriores não avançaram por falta de provas. Mas neste caso, foi anexado um laudo veterinário constatando que o gato tinha três chumbinhos foram encontrados em seu corpo.

O grupo ecologista Ipcena insiste para que estas ações não fiquem impunes e muito menos quando o autor é um agente da policia catalã, que além de ferir o gato, os chumbinhos também poderiam ter machucado a tutora e sua bisneta de 8 anos, que naquele momento também estavam no quintal.

Tradução de Flavia Luchetti

Fonte: El Nacional

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.