Agentes da Semma resgatam quatro pássaros silvestres em comércio no bairro Aldeia, em Santarém, PA

Agentes da Semma resgatam quatro pássaros silvestres em comércio no bairro Aldeia, em Santarém, PA
Pássaros serão soltos nesta sexta-feira (27) — Foto: Agência Santarém/Divulgação

Durante ação de fiscalização em estabelecimento comercial do bairro Aldeia, em Santarém, oeste do Pará, na manhã desta quinta-feira (26), agentes ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), realizaram o resgate de dois curiós (oryzoburos angolensis), um papa-capim (sporiphila nigrivollis) e um tentem (coereba flaveola).

Os animais estavam abrigados em gaiolas, não apresentavam anilha que é uma espécie de anel fixado nas patas e nem documentação de autorização para criação, expedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) ou Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).

“Fomos atender uma solicitação de poluição sonora, mas ao chegarmos no local nos deparamos com os pássaros silvestres que estavam em situação irregular”, informou o agente ambiental Patrick Miléo.

Ao dono do comércio foi emitido auto de apreensão dos pássaros que foram encaminhados à Semma e serão soltos nesta sexta-feira (27).

Conforme a Lei Federal de Crimes Ambientais nº 9.605/1998, matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória é crime ambiental. O infrator está sujeito a pena de detenção de seis meses a um ano e multa.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.