Agentes de Louveira (SP) passam por treinamento de resgate de animais silvestres

Agentes de Louveira (SP) passam por treinamento de resgate de animais silvestres

Os agentes das Secretarias de Gestão Ambiental e Segurança passam por treinamento de resgate de animais silvestres. O treinamento é realizado pela Associação Mata Ciliar, que Louveira tem parceria. A ação faz parte do governo do prefeito Estanislau Steck, em que um dos objetivos é a preservação do meio ambiente e da fauna silvestre.

“Proteger esses animais faz parte da responsabilidade ambiental. Treinar as equipes que atuam diretamente nesses resgates faz com que estejam capacitados e saibam resolver qualquer situação”, disse o prefeito, Estanislau Steck.

O treinamento é composto por parte teórica e prática e ocorre em dois dias: 07/12 e 21/12.

“Com o crescimento das áreas urbanas e a constante redução dos fragmentos de vegetação nativa, o habitat natural dos animais silvestres está diminuindo, assim, a fonte de alimento e a água deles ficam escassos e acabam que vão buscar nas regiões urbanas”, disse a secretária de Gestão Ambiental, Rose Celidonio.

Ao entrarem na zona urbana, os animais silvestres podem ser atropelados ou atacados por animais domesticados no instinto de defesa.

Após o resgate dos animais silvestres, eles são encaminhados para a Associação Mata Ciliar, que faz a reabilitação e a reintrodução na natureza.

Para mais informações sobre cuidados com animais silvestres, acesse a Cartilha “Protegendo a Fauna Silvestre e Exercendo a Cidadania”, elaborada pela Secretaria de Gestão Ambiental e a Associação Mata Ciliar.

CLIQUE AQUI para acessar.

Confira abaixo algumas instruções disponíveis no documento:

Maritacas:

Se encontrar maritacas em casa, jamais remova o ninho, pois tal ato configura captura de animais silvestres e pode ser considerado crime ambiental. Caso ela faça um ninho no forro de sua casa, espere os filhotes crescerem e deixarem o local por conta própria. Depois, feche a entrada do espaço para que não seja utilizado novamente.

Gambás:

Para evitar ocorrências com gambás em áreas urbanas, tampe sempre as latas de lixo e a ração dos animais domésticos durante a noite. Gambás têm hábito noturno. Ao avistar no quintal da sua casa durante o dia, é muito provável que ele vá embora de noite.

Primatas:

Alguns animais parecem pedir por comida, principalmente os primatas. A orientação dos especialistas é para não dar. Ao receber alimento, o animal pode se tornar dependente do humano, o que é prejudicial. Além disso, ele pode ter problemas nutricionais por conta da diferença dos alimentos encontrados na natureza, além que o contato pode transmitir doenças.

Associação Mata Ciliar

A Associação Mata Ciliar (AMC) é uma entidade sem fins lucrativos declarada de Utilidade Pública Federal e que desde 1987 desenvolve diversas ações para a conservação da biodiversidade. Durante esse período foram diversos desafios enfrentados e conquistas alcançadas sempre em parceria com instituições privadas, poder público e com a sociedade.

Serviço

Se você encontrar um animal silvestre ferido, entre em contato:

Guarda Municipal (24 horas)
Telefone 153 ou 3878-1512.

Secretaria de Gestão Ambiental (segunda a sexta das 8h às 17h)
Telefone 3878-9902.

Fonte: Prefeitura de Louveira

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.