Agentes realizam vacinação de cães e gatos contra raiva em Buritirana, MA

Agentes realizam vacinação de cães e gatos contra raiva em Buritirana, MA

A Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) vai realizar a vacinação antirrábica para cães e gatos na praça principal e no Centro de Saúde Mariazinha Rodrigues Silva, no distrito de Buritirana. A ação será realizada nesta terça (4) e quarta-feira (5).

Além da vacinação, os agentes de combate às endemias do município farão visitas domiciliares para coletar sangue de cães e realizar exames de leishmaniose visceral canina (Calazar).

“A raiva é uma doença infecciosa aguda e pode ser transmitida para o homem através da mordida, então é de extrema importância manter o animal imunizado”, chama atenção a coordenadora de Educação em Saúde na UVCZ, Alessandra Moreira das Neves.

Ela também orienta como o tutor do animal deve proceder para vacinar o animal. “Na hora da vacinação os cães devem estar com coleira e guia e aqueles com temperamento agressivo devem estar com focinheira. Já os gatos devem estar em caixas de transporte apropriadas.”

A doença

A raiva é uma zoonose causada por um vírus (lyssavírus) que acomete o sistema nervoso central do hospedeiro, sendo transmitido a ele através da mordida, lambida ou ferida de um animal infectado. Por isso, a vacinação de animais domésticos, a partir dos três meses, é de grande importância para o controle desta zoonose.

Ao ser mordido é recomendado lavar imediatamente o ferimento com água e sabão em barra e procurar o centro de saúde mais próximo de sua residência.

O animal com suspeita de raiva deve ficar em observação por 10 dias, em local seguro, com água e comida. Em seres humanos, o tempo entre a infecção e o aparecimento da doença varia de sete a 10 dias. Alguns dos sintomas são: convulsão, febre baixa, perda de função muscular, excitabilidade, agitação e ansiedade.

Fonte: G1 Tocantins

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.