Águas de São Pedro (SP) não terá queima de fogos no Reveillon por economia e pelos animais

A Prefeitura Municipal de Águas de São Pedro (SP) divulgou uma nota na última quarta-feira (28) informando que a cidade não vai realizar a tradicional queima de fogos na noite de Reveillon. A ação é para economizar, conforme a nota, e para preservar o bem-estar dos animais “que acabam sofrendo com o barulho”.

Cordeirópolis

Em Cordeirópolis (SP) a Câmara de Vereadores aprovou um Projeto de Lei que proíbe a soltura de rojões e fogos de artifícios com estampido. A votação aconteceu em 14 de dezembro e dos nove vereadores, seis foram favoráveis ao projeto. De acordo com a Lei, os fogos com efeitos visuais ainda são permitidos, apenas os que têm algum tipo de barulho que são proibidos no município. O vereador Alceu da Silva Guimarães (PPS), que propôs.

Animais

O G1 selecionou algumas dicas para que os pets não sofram tanto com a queima de fogos:
– Evite deixar seu cão ou gato sozinho. Em casas, eles tendem a fugir para buscar seus donos. Em apartamentos, há o risco de queda da varanda também em tentativas de fuga do animal.

– Animais que ficam em quintais devem, se possível, ser levados para dentro de casa e mantidos sem correntes ou coleiras. Eles podem se ferir no momento de medo.

– Escolha um cômodo que possa ficar fechado, isolado na casa e com pouca interferência do barulho de ambientes externos. Deixe que o animal procure um local da casa em que se sinta protegido.

– Para quem tem gatos, uma boa dica é deixar armários com as portas abertas para que eles encontrem espaços tranquilos onde se esconder. Cães também costumam ficar embaixo de camas. Deixe-os escondidos e não tente tirá-los do local escolhido.

– Evite passar a sua tensão para o animal. Há tutores que os colocam no colo e ficam nervosos com a possibilidade do estresse do cão e do gato. Isso só intensifica o medo do animal.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.