Águia Americana sobrevive a um golpe brutal e faz retorno corajoso para o ninho

Águia Americana sobrevive a um golpe brutal e faz retorno corajoso para o ninho

Por Aurora Wells / Tradução de Marli Vaz de Lima

eua indiana aguiacareca1

Uma águia americana[1] resgatada foi fotografada voando magnificamente para os céus nesta quinta-feira, após se recuperar de lesões que a deixaram incapaz de voar.

O pássaro sofreu “um ferimento traumático, um golpe muito sério”, disse Carol Blacketer, diretor do Centro da Vida Selvagem Wildcat Creek, em Indiana, ao The Dodo. A águia aflita foi encontrada na semana passada perto de uma estrada movimentada, o que indica que um carro pode ter sido o culpado pelo ocorrido.

eua indiana aguiacareca2

Os testes revelaram ruptura dos sacos aéreos e hemorragia interna. A águia ferida esteve “muito instável” durante seus primeiros dois dias de reabilitação, disse Blacketer.

Infelizmente, por ser primavera, sua situação se tornou ainda mais urgente, já que provavelmente havia ovos ou filhotes que precisavam da mãe.

eua indiana aguiacareca3

Os casais de águias se revezam para chocar seus ovos e caçar para a família, mas “só um dos pais não pode fazer muito”, disse ela.

Protetores que resgataram a águia se empenharam em uma tarefa de recuperação, levando-a para o seu recinto das aves de rapina no início desta semana, relatou o Wildcat Creek ao Facebook. Nesse meio tempo, eles começaram a caçar para alimentar sua ninhada.

eua indiana aguiacareca4

“A situação da ninhada é crítica”, disse Blacketer. “Ela precisa voltar lá para ajudar o macho.”

A quinta-feira foi o grande dia: A equipe soltou a valente mãe numa área a um quarto de milha de distância do ninho que eles acreditavam ser o dela.

eua indiana aguiacareca5

“Foi bonito,” disse Blacketer. “Ela parecia saber exatamente para onde estava indo.”

eua indiana aguiacareca6

eua indiana aguiacareca7

[1] Nota da tradutora: A águia americana, também conhecida como águia-careca (do inglês bald eagle) ou águia-da-cabeça-branca, é nativa da América do Norte e é o símbolo nacional dos Estados Unidos.

Fonte: The Dodo

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.