Alunos do Curso de Formação da PM do Amapá adotam gatos para incentivar os cuidados com os animais

Alunos do Curso de Formação da PM do Amapá adotam gatos para incentivar os cuidados com os animais
O incentivo à adoção responsável faz parte da programação do aniversário de 80 anos da Polícia Militar do Amapá. Foto: Divulgação/Polícia Militar

Os sentimentos de carinho e afeto incentivaram onze alunos do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar a adotarem gatos como novos animais de estimação. Entre os mascotes, alguns foram resgatados nas ruas por protetores independentes e outros estavam em abrigos ou foram salvos nos alagamentos que atingiram Macapá na terça-feira, 13.

A adoção responsável faz parte da programação do aniversário de 80 anos da Polícia Militar e busca incentivar o cuidado com os animais. A campanha tem o apoio da Secretaria de Estado de Bem-Estar Animal e da Ong Focinho Amigo. O subcomandante da PM, coronel Jones Silva, explica que a ação também marca o Dia do Gato, celebrado no sábado, 17.

“A intenção é agregar atividades de caráter socioambiental, promovendo uma campanha de sensibilização sobre a importância e a necessidade da ajuda e oferta de cuidados aos gatos resgatados das ruas ou salvos de situação de maus-tratos”, afirma coronel Jones Silva.

A secretária do Bem-Estar Animal, Laudenice Monteiro, denominou o momento como um ato importante para a promoção de saúde, educação ambiental e conforto animal.

“Saber que a PM está abraçando a adoção é saber que a instituição se preocupa com o bem-estar dos animais. Os novos policiais serão protetores dos pets”, conta Laudenice.

Pantera Negra

O aluno Bruno dos Anjos nem imaginava que a vontade de ter um gato iria se concretizar durante as aulas do Curso de Formação. Ele adotou um gatinho preto que já foi batizado com um nome imponente: Pantera Negra.

“Eu sempre tive vontade de adotar um animal, principalmente um gato, e, hoje, eu e outros alunos tivemos essa possibilidade, essa felicidade. Esses animais estavam nas ruas, muito vulneráveis. Com as chuvas que ocorreram nos últimos dias ficaram em grande perigo. Eu estou muito feliz por ter adotado esse gatinho hoje. Eu já dei um nome: é Pantera Negra, que faz alusão ao meu pelotão”, conta dos Anjos.

O evento também incluiu os cachorros. O ‘Xerifão’ ou ‘Zero-Zero’, como também é chamado pelos policiais militares um dos mascotes da PM, foi presenteado com a camisa do curso de formação, se tornando o mais novo aluno. De forma simbólica, o pet acompanha os avanços dos alunos.

“E quando os alunos mudarem para farda cinza, ele também vai mudar “, adiantou o chefe da Divisão de Imprensa e Marketing da Polícia Militar, capitão Kleiton.

Por Marcelle Corrêa

Fonte: Governo do Estado do Amapá

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.