Alunos são surpreendidos por cobra dentro de sala em universidade no AM

Alunos são surpreendidos por cobra dentro de sala em universidade no AM
Cobra estava em carteira da sala do curso de administração. (Foto: Divulgação)

Uma cobra foi encontrada dentro de uma sala de aula do curso de administração no campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) em Manaus. O réptil de aproximadamente um metro de comprimento foi achado por estudantes nesta semana em uma carteira e depois solto na mata dentro da instituição. O campus fica localizado em uma Área de Proteção Ambiental (APA) dentro da zona urbana da capital amazonense.

Na terça-feira (31), um grupo de alunos foi surpreendido pela jiboia ao entrar na sala para um dia aula.

A cobra estava dentro de uma carteira da sala 4, do curso de administração, que fica na Faculdade de Estudos Sociais (FES).

Diego Moreira, que é aluno do 2º curso Administração, relatou que um colega sentou na carteira onde a cobra estava e percebeu a presença do animal.

“Havíamos acabado de entrar na sala, por volta das 7h. Tinha apenas uns oito alunos na sala. Meu colega sentou nessa cadeira e se assustou quando encontrou a cobra. Ela estava parada debaixo da cadeira. Ficamos assustados e nos afastamos. É comum encontrar esses animais nos corredores e até no banheiro, mas nunca tinha acontecido dentro da sala de aula. Acionamos o pessoal da segurança e veio um segurança retirar a cobra”, relatou o universitário de 23 anos.

A cobra foi levada para mata ao lado do bloco de salas de aula e deixada na mata da Ufam. A Universidade Federal do Amazonas afirmou que possui um procedimento padrão para casos de animais silvestres serem encontrados dentro ou próximo de ambientes acadêmicos.

Campus da Ufam fica localizado em uma APA. (Foto: Divulgação/Ufam)

“A Prefeitura do Campus Universitário, por meio da Divisão de Segurança, deve ser acionada pela comunidade para a captura e entrega do animal ao seu habitat. Nos casos mais complexos, biólogos da própria Universidade participam do procedimento, prestando os cuidados necessários, caso o animal esteja machucado”, informou a Ufam.

Qualquer fato relacionado à fauna e flora do Campus deve ser comunicado à Prefeitura do Campus para orientações e procedimentos cabíveis, conforme a Universidade. Os telefones divulgados pela Ufam são (92) 99152-6980 / (92) 99132-8271 / (92) 3305-4210.

O Campus Senador Arthur Virgílio Filho, da Universidade Federal do Amazonas, fica situado entre as zonas Leste e Sul de Manaus. A área da instituição está localizada no terceiro maior fragmento florestal do mundo e o maior do Brasil em área urbana, segundo a instituição. A área tem igarapés, nascentes, além de uma grande biodiversidade de espécies da fauna e flora.

Universidade Federal do Amazonas fica em área de floresta urbana. (Foto: Adneison Severiano/G1 AM)

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.