Alvo de ações na Justiça, rodeio de Lagoinha (SP) realizado há 27 anos é cancelado

Alvo de ações na Justiça, rodeio de Lagoinha (SP) realizado há 27 anos é cancelado
Tradicional evento de Lagoinha foi cancelado (Foto: Reprodução/TV Vanguarda)

A Prefeitura de Lagoinha cancelou a Exposição Agropecuária, Torneio Leiteiro, Rodeio e Shows (Expolag), festa realizada há 27 anos no município. Em 2016, cerca de 25 mil pessoas participaram do evento e a estimativa é de que as atividades movimentaram R$ 1,5 milhão.

A festa estava prevista para agosto. Segundo o governo, a decisão acontece devido à necessidade de cortes no orçamento e porque o rodeio é alvo de questionamentos na Justiça. Em 2016, uma entidade moveu uma ação apontando que os animais eram alvo de sofrimento. A Justiça concedeu uma liminar para que a prefeitura realizasse o evento, com a condição de que não fossem utilizados cortantes nos animais. O processo ainda está em andamento.

Os processos de contratação para a festa também são alvo de inquéritos do Ministério Público. “Todos os anos se repetem os debates e se desdobram ações em torno da autorização ou não para a realização da Expolag”, informou a prefeitura em nota.
A administração afirma que enfrenta queda de arrecadação e que a Expolag custou R$ 272 mil em 2016.

Fonte: G1


Nota do Olhar Animal 1: Atividades que promovem abusos e maus-tratos contra animais devem ser banidas. O longo tempo em que as práticas danosas vêm ocorrendo (o que as caracteriza como “tradicionais”) é um terrível AGRAVANTE e não um motivo para que continuem, como costumam argumentar os apoiadores, praticantes e patrocinadores de rodeios, vaquejadas e outras atrocidades do gênero.

Nota do Olhar Animal 2: A internauta Mariana Zampieri informa que, diferentemente do que consta na notícia, a liminar concedida em 2016 não proibiu apenas o uso de “instrumentos cortantes”, mas também o de sedém, esporas de qualquer tipo, peiteiras e chicotes. Acesse a liminar na íntegra clicando aqui.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *