Ambientalistas denunciam recompensa por caça a tubarões em Ubatuba, litoral de SP

Ambientalistas denunciam recompensa por caça a tubarões em Ubatuba, litoral de SP
Ambientalistas denunciam recompensa por caça a tubarões em Ubatuba, litoral paulista — Foto: BBC/Getty Images

Ambientalistas de 50 órgãos denunciam a iniciativa de uma marina que oferece recompensa financeira para a caça de tubarões em Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo. A cidade teve dois registros de banhistas feridos por tubarões em um espaço de menos de 15 dias. Apesar disso, os pesquisadores consideram os casos como raros e isolados.

O caso ganhou repercussão após a mensagem de um e-mail disparado pelo presidente do Tamoios Iate Clube viralizar nas redes sociais. Nela, a diretoria da empresa manifesta “preocupação com possíveis danos ao turismo” e anuncia “um prêmio pela captura ou eliminação do organismo causador dos ataques”.

A caça de tubarões é proibida por meio de portaria do Ministério do Meio Ambiente e considerada crime ambiental, com previsão de multa e prisão.

Na carta de repúdio contra a caça de tubarões, os ambientalistas destacam que a iniciativa pode provocar efeitos sérios e irreversíveis na vida marinha, que já é afetada negativamente por ações humanas, como a poluição.

“Os tubarões são essenciais para o equilíbrio do ecossistema marinho, sendo que diversas espécies de tubarões já se encontram vulneráveis, ameaçadas ou em risco de extinção, e atitudes como essa podem ampliar e causar imenso desequilíbrio ecológico desencadeando diversos problemas, inclusive aos seres humanos”, afirmam os ambientalistas.

Procurado pelo g1, o comodoro do Tamoios Iate Clube, José Jacyntho de Magalhães afirma que foi mal interpretado e que a mensagem não passava de uma ironia.

“Houve má interpretação do que se pretendia. Era uma brincadeira, ironia. Obviamente não vamos levar isso à frente”, afirmou.

Clube prometeu recompensa por captura de tubarões em Ubatuba; prática é criticada por ambientalistas — Foto: Reprodução
Clube prometeu recompensa por captura de tubarões em Ubatuba; prática é criticada por ambientalistas — Foto: Reprodução

Dois casos em 15 dias

Ubatuba teve dois registros de banhistas feridos por tubarões em um espaço de menos de 15 dias em novembro. No dia 3, um turista francês foi atacado por um tubarão na Praia de Lamberto. Já no dia 14, uma idosa de 79 anos foi atacada pelo animal na Praia Grande. Ambos foram socorridos e passam bem.

Os casos acenderam um alerta sobre a presença do animal nas praias e para o possível risco de ataques – a cidade não registrava incidentes com tubarões há pelo menos 32 anos.

O registro internacional de ataques de tubarões, mantido pelo Departamento de História Natural do Museu da Flórida, aponta que desde 1931 foram oficialmente constatados 15 casos em São Paulo – incluindo os casos de Ubatuba. Os incidentes recentes são tratados como raros, e pesquisadores ainda analisam o que pode ter provocado dois registros em um espaço curto de tempo.

VÍDEO: Ubatuba registra o segundo ataque de tubarão neste mês

Presentes no litoral brasileiro, os tubarões fazem parte da vida marinha e ataques a humanos são considerados raros. Segundo pesquisadores, os animais estão presentes na costa, mas geralmente são vistos à distância e em águas mais profundas. Apesar disso, acidentes com animais podem acontecer.

Das cerca de 380 espécies de tubarão no mundo, cerca de 80 foram identificadas no litoral brasileiro. Segundo pesquisadores, apenas 12 com registro de incidentes com humanos.

VÍDEO: Idosa de 79 anos foi atacada por tubarão em Ubatuba

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.