Americana gera revolta nas redes ao confundir cachorro com lobo e exibir animal como troféu de caça

Como se a caça em si já não fosse um ato digno de controvérsia por envolver a retirada da vida de uma criatura por esporte, uma americana do estado de Montana gerou a ira de internautas ao exibir um “troféu” de sua última caçada sem nem ao menos saber o animal que abateu. Amber Rose – que não é a musa inglesa com 19,9 milhões de seguidores nas redes – se vangloriou de ter matado um filhote de lobo quando, na verdade, tinha tirado a vida de um husky siberiano, um canino domesticado.

Amber compartilhou uma sequência de imagens em sua conta do Facebook no estilo “safári”, levantando o pobre animal pelo pescoço e espalhando seu corpo já sem vida – e provavelmente já sem carne – sobre uma picape. Ela escreveu: “Então, esta manhã, parti para uma caça solo de predador por um urso preto de outono, mas tive a oportunidade de levar outro filhote de lobo predador em 2022 foi uma ótima sensação para enviar uma mensagem ao meu homem e dizer que acabei de passei fogo em um filhote de lobo. # firstwolf #onelesspredatorMT.”

Assim como o personagem de Ben Stiller em ‘Trovão Tropical’, que confunde e mata um inofensivo panda achando que o animal se tratava de uma besta-fera, Amber, por sua reconhecida pouca experiência com lobos, acabou matando o cachorro por engano. O problema foi não reconhecer o erro nem quando se aproximou do cadáver de sua caça. O abate, ocorrido nas redondezas do condado de Flathead, passou a ser investigado pelo xerife local e pelas agências de Controle de Animais e Pesca e Caça. Ainda não está certo o tipo de sanção que a caçadora acabará sofrendo, mas é certo que ela sofrerá algum tipo de punição.

Vários usuários do Facebook dizem ter apresentado queixas exigindo que ela seja responsabilizada. Por sua vez, Amber se defendeu, dizendo que estava habilitada para caçar lobos e dizendo que faria tudo de novo, já que o huskyestaria agindo de forma selvagem e agressiva. De seu ponto de vista, ela tinha todo o direito de se proteger, não infringindo nenhuma lei. Ainda assim, muitos que estão fazendo comparações entre huskies e lobos notam que os últimos tendem a ser muito maiores e têm uma aparência diferente do husky abatido, que pode ter fugido de seu dono ou, pior, ter sido abandonado para encontrar seu trágico fim.
Fonte: Monet
Nota do Olhar Animal: Lamentáveis a morte do cão tanto quanto o especismo de quem acha normal e aceitável o abate de lobos e se revolta apenas quando a vítima é de uma espécie de animal com o qual estabelece laços afetivos.