Americana (SP) realiza mutirão de castração animal

Americana (SP) realiza mutirão de castração animal

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) iniciou na segunda-feira (30/9) a segunda etapa do mutirão para castração de cães (apenas fêmeas). Nesta etapa, que deverá seguir até sexta-feira (4/10), estão sendo contemplados os tutores residentes na Praia Azul e imediações. As castrações estão sendo realizadas no próprio CCZ. A previsão do setor é de que ao menos 120 animais sejam castrados a cada dia, totalizando 600 cadelas castradas durante a semana.

A castração é oferecida somente para animais cujos proprietários sejam maiores de 18 anos e residam em Americana. Para fazer o cadastro, os interessados devem ligar no CCZ e fazer a reserva da vaga. No dia da castração o proprietário deverá apresentar um comprovante de endereço em seu nome, além do RG e CPF, pois os animais serão microchipados no momento da castração. Já os tutores de cães machos e de gatos e gatas poderão agendar, por telefone, a castração desses animais que será realizada futuramente no próprio CCZ.

As cadelas precisam ter idade entre seis meses e nove anos, estarem em boas condições de saúde e não estarem prenhe e nem amamentando. No momento do cadastro os tutores irão receber todas as orientações sobre os cuidados com o pós-operatório.

A próxima etapa será entre os dias 11 e 14 de novembro, na região do Jardim da Paz, e entre os dias 10 e 13 de dezembro os trabalhos chegam ao fim no bairro Antônio Zanaga. A castração tem como principal objetivo o controle da população animal do município. Os interessados podem ligar diretamente no CCZ, através dos telefones: 3467-1187 ou 3467-2344.

Fonte: Jornal Novo Momento

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.