Palestina Gaza animais abandonados viraram estatuas1

Animais abandonados em zoológico na palestina viraram estátuas?

É verdade que um zoológico palestino foi abandonado por causa dos conflitos na região, deixando os animais passando fome até a morte? Os bichos viraram estátuas?

A notícia não é nova, mas voltou a ser compartilhada no final de junho de 2016. De acordo com o texto – acompanhado de fotos – os tratadores do zoológico localizado na cidade palestina de Khan Yunis (sul da Faixa de Gaza) abandonaram os seus postos por causa dos conflitos armados na região, deixando centenas de animais presos em suas jaulas!

Segundo o artigo, quando os funcionários retornaram ao local tempos depois, eles teriam descoberto que apenas 20 deles sobreviveram, enquanto os outros morreram de fome e, o que chama a atenção é que os corpos dos bichos não se decompuseram, virando múmias!

Verdadeiro ou falso?

Em 2007, o empresário Mohammed Awaida inaugurou o South Forest Park, mas vários animais acabaram morrendo por causa dos combates durante a ofensiva israelense ocorrida em dezembro de 2008. As mortes ocorreram por inanição, pois seus tratadores não conseguiam chegar até o zoológico por mais de três semanas!

Quando os funcionários do zoológico retornaram ao parque, se depararam com um cenário triste e desolador: apenas 65 dos animais ainda estavam vivos! O resto morreu de fome e de sede…

Essa é a parte real da história!

Quanto às imagens que se espalharam pela web, é preciso explicar aqui que há uma pequena confusão nas informações divulgadas.

Em primeiro lugar, vários animais foram encontrados mortos como se estivessem mumificados mesmo, mas a realidade foi algo mais ou menos como isso aqui:

Palestina Gaza animais abandonados viraram estatuas2

Já o tigre exibido como se tivesse morrido em posição de descanso (que virou um ícone dessa história) não morreu nessa ocasião (e nem virou uma “múmia” por causa do extremo calor da região)!

Na verdade, esse e outros espécimes já estavam embalsamados antes disso, como explica o fundador do parque no vídeo abaixo, a falta de atrações no zoológico fez com que a direção contratasse taxidermistas para empalhar animais e disponibilizar essas “estátuas” para o público:

Essa matéria de 2012 mostra as dificuldades financeiras que o parque vem sofrendo e cita os animais embalsamados. Novamente, é explicado que os bichos morreram em diversas ocasiões e que as mumificações não foram obras da natureza!

Conclusão

Centenas de animais do South Forest Park morreram por causa dos conflitos ocorridos na Faixa de Gaza em 2008, mas as o tigre “mumificado” – e outros animais – mostrado(s) nas fotos já estava(m) empalhado(s) antes disso!

Fonte: E-Farsas.com

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.