Animais de estimação perdidos em enchentes ganham proteção preventiva

Animais de estimação perdidos em enchentes ganham proteção preventiva

SP santoandre b80e9998dbMoradores da comunidade Maurício de Medeiros, do Jardim Irene, em Santo André, estão participando de um projeto-piloto do Semasa e da Prefeitura que vai proporcionar mais segurança a seus animais de estimação. Batizado de Nupdec Animal, o projeto cadastra, vacina, castra e oferece o RGA (Registro Geral Animal) a pets dos moradores da área de risco.

O objetivo é preventivo – caso ocorra algum evento extremo que obrigue a saída dos moradores do local, como um alagamento, seus animais terão garantia de abrigo. Como estarão vacinados, não haverá risco à saúde das pessoas por conta do convívio com os animais em abrigo. Além disso, como ganham o RGA, caso se percam, também será mais fácil localizar seus donos.

Cerca de 100 pets já foram cadastrados e a vacinação está marcada para o próximo dia 4, terça-feira, na Unidade de Saúde do Jardim Irene. Após a vacinação, os pets serão encaminhados para castração em clínicas particulares.

O projeto é uma parceria da Defesa Civil (vinculada ao Semasa), da Zoonoses (Secretaria Municipal de Saúde) e da ONG WSPA (Sociedade Mundial de Proteção Animal).

NUPDEC – Nupdec é a sigla para Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil. Ele é formado por moradores de comunidades sujeitas a riscos. O objetivo da formação dos núcleos é apoiar as ações da Defesa Civil na prevenção de riscos e para agir em situações de eventos climáticos, se necessário. Em Santo André são 11 regiões que formam os Nupdecs e 50 moradores de áreas de risco sentiram a necessidade de discutir políticas públicas para os animais em situação de risco e desastres, criando o Nupdec Animal.

Para mais informações sobre famílias que cadastraram seus animais, entrar em contato com a assessoria de imprensa do Semasa.

Fonte: Repórter Diário

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.