Animais de médio e grande porte passam a ser recolhidos das ruas em Formiga, MG

Animais de médio e grande porte passam a ser recolhidos das ruas em Formiga, MG
Animais que estiverem soltos nas ruas de Formiga poderão ser recolhidos — Foto: Reprodução/TV TEM

A Secretaria de Gestão Ambiental está recolhendo animais de médio e grande porte que estiverem soltos nas ruas de Formiga. Segundo a Prefeitura, podem ser recolhidos bovinos, caprinos, ovinos, equinos, muares e suínos. O objetivo é oferecer mais segurança aos motoristas e pedestres.

A Prefeitura explicou que, desde sexta-feira (7), após apreensão do animal, para resgatá-lo o proprietário deverá pagar uma multa de R$ 239,44 mais despesas de transporte, que pode variar de 22% a 44%, dependendo da espécie animal. Ainda será incluído a alimentação do animal sobre o valor de 12% e de assistência veterinária sobre 13%. Depois de 10 dias, caso o tutor não apareça, o animal poderá ser doado ou leiloado.

Legislação
 
Conforme o Executivo, a ação atende ao artigo 47 da Lei Ordinária número 3.439/2002 de 30 de dezembro de 2002 e demais legislações, como a Lei Municipal 4.595, de 12 de fevereiro de 2012, a Lei 22.231, de 20 de julho de 2016, a Resolução 675, de 21 de junho de 2017/Contran e o Código de Trânsito Brasileiro – Lei 9.503 de 23/09/1997.

De acordo com o secretário de Gestão Ambiental, Leyser Oliveira, foram licitadas duas empresas que serão as responsáveis pelos trabalhos. A “Socorro Retina” fará o recolhimento e a “Rancho de Acolhimento de Animais Eireli” abrigará todos os animais capturados e os identificarão por meio de um chip.

Ainda segundo o secretário, no ato da apreensão do animal será lavrado um Boletim de Ocorrência por perturbação à ordem pública e por abandonar animais em vias públicas.
As pessoas que encontrarem os animais soltos poderão denunciar através do telefone (37) 99126-3306.

Fonte: G1


Nota do Olhar Animal: Ótimo que estes animais sejam recolhidos, mas é lamentável e deseducativo o fato da motivação manifestada ser APENAS a segurança dos humanos. A Prefeitura perde uma grande oportunidade para sensibilizar a população para a importância da vida e da integridade dos animais. Por outro lado, o Governo Municipal acena com possibilidade de LEILOAR os animais não resgatados por seus tutores, tratando-os assim como meros objetos. É mais um desserviço do Executivo reforçar esta ideia.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.