Animais de pessoas em situação de rua terão atendimento veterinário em SP

Animais de pessoas em situação de rua terão atendimento veterinário em SP
Animais de pessoas em situação de rua terão atendimento veterinário na Operação Baixas Temperaturas. Crédito: Prefeitura de SP

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), oferece atendimento veterinário aos animais da população em situação de rua como parte da Operação Baixas Temperaturas (OBT). A iniciativa voltada aos pets ocorre nesta quinta (6), sexta (7) e sábado (8), das 9h às 14h na Praça da República, região central. O atendimento teve início na última semana, em Santana, Zona Norte, onde 67 animais receberam cuidados nos dias 29 e 30 de junho e 1º de julho.

A ação conta com dois veterinários e quatro agentes de endemias para aplicação de vermífugos, antipulgas e vacinas. A equipe avalia a condição de saúde dos animais para que os casos de baixa complexidade sejam sanados na hora. Já os que necessitam de atendimento mais complexo são encaminhados para um dos quatro hospitais públicos veterinários da cidade, localizados nas zonas norte, sul, leste e oeste. Também verificam quais não são castrados para que seja programada a castração, se o responsável pelo pet autorizar.

“A ideia é que, além das pessoas atendidas pela Operação Baixas Temperaturas, seus animais também recebam os cuidados necessários”, explica a coordenadora da Cosap, Analy Xavier.

A SMS integra a Operação Baixas Temperaturas em conjunto com as secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) e de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC). A força-tarefa é realizada anualmente em regiões estratégicas da cidade de São Paulo para acolher e atender as pessoas em situação de rua nos dias mais frios, sempre que os termômetros atingem temperatura igual ou inferior a 13ºC.

Além de oferecer abrigo, a Prefeitura de São Paulo distribui cobertores, agasalhos e alimentos quentes para essa população, a fim de ajudar a reduzir os impactos do frio sobre a saúde dos mais vulneráveis e prevenir o risco de hipotermia.

Saiba mais sobre a OBT e locais de atendimento no link.

Serviço – Atendimento aos animais da população em situação de rua
Dias: 6, 7 e 8 de julho
Horário: das 9h às 14h
Local: Praça da República (região central)

Fonte: ABC do ABC

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.