Animais domésticos recebem consultas gratuitas em Araruama, RJ

Consultório funciona no canil do Parque de Exposições da cidade. Consultas acontecem todas as terças e quintas-feiras.

Animais domésticos podem contar com consultas gratuitas duas vezes por semana em Araruama, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. De acordo com a assessoria da prefeitura, o atendimento é para animais domésticos de pequeno porte, como cães e gatos. O consultório funciona anexo ao canil do Parque de Exposições, às terças e quintas-feiras, a partir das 9h.

Segundo a veterinária Letícia Piccoli, em cada um dos dias são distribuídas 15 senhas para as consultas. A maior parte dos animais atendidos são de raça não definida e apresentam problemas de pele, virose por falta de vacinação ou doença do carrapato, entre outras. No local ainda não são oferecidas vacinas nem exames, mas coleta de sangue pode ser feita para encaminhamento a laboratórios particulares, a critério dos proprietários dos animais.

“É bom esclarecer também que aqui não fazemos qualquer tipo de sacrifício de animais, pois não dispomos nem de medicação para isso. Muitas vezes, pessoas trazem filhotes e até animais adultos e abandonam na porta do consultório. O que podemos fazer é encaminhar para feiras de adoção ou para protetores de animais, quando for o caso”, disse a veterinária.

A Secretaria Municipal de Saúde já está desenvolvendo projeto para a implantação de um Centro de Controle de Zoonoses, que permitirá a ampliação do atendimento aos animais, oferecendo serviços de vacina e castração, além de mais recursos e encaminhamentos para adoções.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.