Animais encontrados em condições deploráveis: isolados, apertados e cercados de fezes e larvas no zoo ‘perfeito’

Animais encontrados em condições deploráveis: isolados, apertados e cercados de fezes e larvas no zoo ‘perfeito’
Foto: Erik-Jan Leusink on Unsplash

O Wilson’s Wild Animal Park em Virgínia, nos EUA, aparentemente tinha uma reputação perfeita. Os inspetores do bem-estar animal não encontraram nenhuma violação. Lá é o lar de mais de 200 animais exóticos, mas o zoológico não é o que parece ser.

De acordo com o jornal Independent UK, agentes policiais encontraram numerosas violações no parque, incluindo um pônei com o rosto inchado, carne cheia de larvas e o que pode ser descrito como uma “masmorra para macacos”. Os agentes deram de cara com essa cena junto com um grupo de zoólogos e veterinários.

119 animais foram apreendidos e o proprietário Keith Wilson e um funcionário foram acusados de 46 delitos de crueldade animal. O departamento de bem-estar animal, que faz parte do USDA, não encontrou violações e, mesmo assim, policiais locais encontraram problemas sérios que levaram às 46 acusações de crueldade animal.

A diferença entre o que o USDA e os agentes locais encontraram é o subproduto do declínio na aplicação do bem-estar federal. De acordo com o Independet UK, as citações do USDA caíram em 65% entre 2016 e 2018. A PETA tem trabalhado na Virgínia e em outros locais para pressionar as autoridades a investigarem os casos locais, à luz de um USDA aparentemente sem resposta.

O promotor de Virgínia, Mark Herring, reviu o caso com a unidade animal e disse sobre o mesmo: “A administração de Trump possui um longo histórico de recuar na ciência e na aplicação das leis e regulamentos em diversas áreas, e é importante para os EUA, e eu acho que é importante para mim como promotor de Virgínia, agir”.

A porta-voz do USDA que fiscalizou o zoológico disse que ela não incluiu os problemas em seu relatório porque Wilson estava trabalhando para arrumá-los. Os animais no zoológico tinham acesso à água com fezes, urina e algas. Muitos animais não tinham acesso à comida, água ou atenção veterinária. Os veterinários encontraram animais mortos no freezer da loja de souvenirs do zoológico.

A promotora do caso, Michelle Welch, falou sobre as condições e a dificuldade de encontrar novos lares para os animais, “Os macacos estão em uma masmorra, juiz, o fedor subia até os céus. Nós nem conseguimos encontrar todos. As condições eram assim tão deploráveis”.

Zoológicos são nocivos para a vida selvagem e não ajudam os esforços de conservação, como comumente dizem. Os animais são mantidos em recintos pequenos e, frequentemente, sofrem de estresse emocional. Assine esta petição para pedir o fim de todos os zoológicos ao redor do mundo!

Por Eliza Erskine / Tradução de Alice Wehrle Gomide

Fonte: One Green Planet

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.