Animais enviados como encomenda ficaram nove dias no bagageiro de ônibus e só foram encontrados pelo mau cheiro

Os animais apreendidos pela Polícia Militar Ambiental nesta terça-feira (8) passaram pelo menos nove dias no bagageiro de um ônibus antes de serem resgatados na rodoviária de Palmas. Além de serpentes, tracajás, aranhas, lagartos e escorpiões, frascos com ovos de tarântula foram apreendidos. O caso deve ser investigado pela Polícia Civil.
VÍDEO: PM Ambiental apreende 40 animais encontrados em ônibus em Palmas
Os funcionários da empresa de transporte interestadual só identificaram que a carga era viva por conta do mau cheiro. Ao todo foram 40 animais enviados como encomenda. No momento da abordagem, 28 estavam mortos, segundo a PM.
“Os animais saíram de Belém (PA) com destino a cidade de São Paulo, no entanto não foram recebidos e estavam retornando para a cidade de origem. Aqui em Palmas foram interceptados”, explicou o capitão Hallin Barbosa, comandante da PM Ambiental.
O ônibus saiu de Belém no dia 30 de maio. Todos os animais estavam dentro de uma caixa, separados em potes e recipientes de plástico com tampas.
Um inquérito foi aberto pela Polícia Civil para localizar os envolvidos. O tráfico de animais silvestres é crime previsto na legislação brasileira com pena de até um ano de prisão e multa.
“Após uma investigação para identificar os autores envolvidos nesta prática ilícita, eles sofrerão sanções criminais e administrativas, conforme prevê a legislação do nosso país”, explicou o comandante.
Os animais mortos foram levados à delegacia e depois descartados. Os bichos que sobreviveram serão encaminhados ao Centro de Faunas do Tocantins (Cefau).
Fonte: g1