Animais estão sendo mortos por envenenamento no bairro Loiola, em Lagarto, SE

Animais estão sendo mortos por envenenamento no bairro Loiola, em Lagarto, SE

Animais de estimação, gatos na maioria das vezes, estão sendo mortos por envenenamento na região da rua Emília Marta de Jesus, no bairro Loiola, em Lagarto. A denúncia é de moradores que estão vendo seus animais de estimação morrerem por envenenamento.

Nesta quinta-feira (28), mais um caso foi registrado, a dona do gatinho envenenado ainda tentou socorrê-lo com medicação para desintoxicação do veneno, mas nesta sexta-feira o animal não resistiu e morreu.

Os moradores relatam que ocorreram aproximadamente 10 casos recentemente incluindo cães e gatos, e a suspeita é que alguém esteja envenenado os animais com chumbinho, veneno para matar ratos de uso proibido no Brasil, mas ainda é comprado ilegalmente.

Maus-tratos contra cães e gatos é crime

O envenenamento é responsável pela maioria das mortes de cães e gatos superando, inclusive, o número de mortes causadas por atropelamentos. Esse ato criminoso é normalmente praticado por pessoas que desejam se livrar dos animais, sejam eles abandonados ou não, simplesmente pelo fato de sentirem-se incomodadas.

É importante que, logo após o socorro ao animal, caso o dono saiba quem é o responsável pelo envenenamento, que faça um Boletim de Ocorrência na delegacia mais próxima a fim de que este seja devidamente punido.

O responsável pode ser enquadrado em vários crimes como Crueldade contra Animais, inclusive ser punido com 2 a 5 anos de reclusão. Caso o crime resulte na morte do animal, a pena pode ser aumentada em até 1/3.

Denúncia de crime contra animais pode ser realizada através do Disque Denúncia no número 181, caso seja algo de extrema urgência, também há a possibilidade de entrar em contato com a Polícia Militar pelo número 190.

Por José Pedro

Fonte: Lagarto Como Eu Vejo

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.