Animais morrem em pequenas poças de água na Lagoa Grande de Patos de Minas, MG

Animais morrem em pequenas poças de água na Lagoa Grande de Patos de Minas, MG

Enquanto peixes morrem em meio a lama, cágados fogem do local, devido aos impactos ambientais causados pelas obras de desassoreamento.

Por Simone Marques

MG Patos animais morrem pocas

A situação da Lagoa Grande de Patos de Minas é preocupante e vem sendo denunciada a anos. A obra para a retirada de terra e lixo que visa desassorear o local começou, mas o problema ainda está longe de ser resolvido. Quem chega a Lagoa e se depara com o cenário atual fica desolado, com este que é um cartão postal da cidade e faz parte da identidade cultural do Patense.

Com poucas poças e sem nenhuma proteção, a situação da Lagoa tem feito com que os cágados que antes resistiam no espelho d’água, fujam da nova realidade. Para o biólogo, Saulo Gonçalves, estes animais fogem das altas temperaturas buscando refúgio em locais mais frescos. Mas com isso, ao saírem da Lagoa, correm o risco de serem atropelados. Além disso, os peixes morrem aos poucos nas pequenas quantidades de água que restaram em meio a lama, causando indignação aos que sempre defenderam medidas menos impactantes durante a obra.

Segundo Saulo, o problema ainda vai levar tempo para ser resolvido, mas é possível salvar os animais que ainda resistem a degradação do principal cartão postal da cidade. De acordo com ele, embora a lagoa seja um local não natural, ela já estava estabilizada a muitos anos, o que impacta ambientalmente quando se retira a água, afetando peixes, aves e outros animais. O biólogo ainda destaca que deverá demorar muito para que mesmo desassoreada, volte a ser como antes, levando se em conta os danos causados a biodiversidade.

MG Patos animais morrem pocas1

MG Patos animais morrem pocas2

MG Patos animais morrem pocas3

MG Patos animais morrem pocas4

MG Patos animais morrem pocas5

MG Patos animais morrem pocas6

MG Patos animais morrem pocas7

MG Patos animais morrem pocas8

MG Patos animais morrem pocas10

MG Patos animais morrem pocas11

MG Patos animais morrem pocas12

MG Patos animais morrem pocas13

MG Patos animais morrem pocas14

Fonte: Patos Já

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.