Animais morrem por suspeita de envenenamento no Alto da Glória, em Loanda, PR

Animais morrem por suspeita de envenenamento no Alto da Glória, em Loanda, PR
Gatos foram encontrados com a boca espumando. Foto: Arquivo pessoal

A morte de mais de 15 gatos por suspeita de envenenamento, tem deixado moradores do bairro Alto da Glória, em Loanda, preocupados. Segundo a advogada Jeise Garcia, idealizadora da página Adotar Pets, e engajada com a causa animal na cidade, as mortes foram registradas entre o ano passado e este, próximo a um local que já foi cenário de violência contra animais.

Na situação mencionada, um idoso foi flagrado agredindo um gato a pauladas. O animal foi socorrido por vizinhos, mas morreu em consequência das lesões. A cena cruel foi registrada em vídeo e serviu como prova para uma denúncia feita por Jeise à Polícia Civil.

“Fiz a denúncia da situação do gato em julho de 2023 e serei ouvida praticamente em julho deste ano. Além disso, seguimos encontrando gatos mortos da mesma forma, com a boca espumando. Atualmente, muitos animais morrem por envenenamento em Loanda, especialmente no Alto da Glória”, afirma a protetora com base nos relatos que recebe de vizinhos.

Os moradores não chegaram a registrar boletim de ocorrência das mortes dos gatos no Alto da Glória, no entanto, em março deste ano, uma família da Vila Nova fez diferente e acionou a polícia, após ter uma cadela morta com sinais de envenenamento dentro do próprio quintal. Na casa de um vizinho, apontado pelos moradores como suspeito do crime, a polícia encontrou uma garrafa com uma substância líquida incolor, com um pó branco dissolvido, que foi apreendida para perícia e uma investigação foi aberta.

A cadela foi levado ao veterinário e o atestado de óbito confirmou a causa da morte como intoxicação por substância tóxica.

Como identificar se um animal foi envenenado

Conforme a médica veterinária Dra. Kelly Regaçoni, a maioria dos animais envenenados morrem na casa do tutor, pois geralmente não há tempo de encaminhá-lo com vida ao veterinário. A profissional ainda afirma que existem algumas formas de identificar se o caso é de envenenamento.

“Ao se deparar com uma situação suspeita é preciso observar se há vômito, diarreia com sangue, salivação excessiva e convulsões no animal. Além disso, é necessário procurar o médico veterinário o mais rápido possível para tentar reverter o quadro.”

Crime

Maltratar animais é crime, previsto em Lei Federal. De acordo com o Artigo 32 da Lei 9.605/98, que trata sobre este tipo de crime, quem pratica, fere ou mutila animais domésticos, silvestres, nativos ou exóticos, pode receber pena de detenção, além de multa. Quando se tratar de cão ou gato, a pena será de reclusão, de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda. Caso o crime resulte na morte do animal, a pena pode ser aumentada em até 1/3.

Denúncia

Em casos suspeitos, como os de envenenamento, como os que vêm ocorrendo no Alto da Glória ou até mesmo outras formas de maus-tratos e abandono a animais, realizar o boletim de ocorrência é fundamental para que a Polícia Civil abra uma investigação sobre o caso e o autor possa responder criminalmente.

Situações de maus-tratos a animais podem ser denunciadas de forma anônima pelos telefones: 181 (Disque-Denúncia) ou pelo 190 (Polícia Militar).

Você ainda pode procurar a delegacia de Polícia Civil para fazer um boletim de ocorrência ou fazer o registro pela internet – clique aqui.

Fonte: Portal da Cidade Loanda

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário