Animais são alvo de maus-tratos com cabo de vassoura e toalha em Olinda, PE; veja vídeo

Animais são alvo de maus-tratos com cabo de vassoura e toalha em Olinda, PE; veja vídeo
Situação de maus-tratos foi registrada em Olinda. — Foto: Reprodução/TV Globo

Em Olinda, uma situação de maus-tratos a quatro animais foi gravada em vídeo e denunciada à Polícia Civil. Nas imagens, enviadas ao WhatsApp da TV Globo, é possível ver que um dos cachorros é agredido com uma toalha e um cabo de vassoura.

Vídeo: Em Olinda, vídeo flagra animais sendo maltratados com toalha e cabo de vassoura.

De acordo com a pessoa que fez a denúncia, que não quis se identificar, os cachorros foram agredidos por um casal. O homem ainda gira um dos animais, jogando-o contra um muro. O denunciante afirmou que a situação acontece com frequência.

Segundo a vice-presidente da Comissão de Defesa e Proteção dos Animais da seccional Pernambuco da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Laura Ferraz, há penas para o crime de maus-tratos.

“Hoje é possível que essas pessoas passem a responder com penas mais graves. Podem ficar presos de dois a cinco anos, pagar multa e perder a guarda dos animais, além da proibição de adotar outros animais”, afirmou.

Ainda segundo Laura, o abandono também se enquadra no crime de maus-tratos. “Não se pode, de repente, pelo animal estar velho, dizer ‘eu não quero mais’. O tutor responde não só pelos atos que o animal pratica como também pelo abandono”, disse.

Com a proximidade do Dia das Crianças, celebrado na segunda-feira (12), é comum que animais sejam dados como presentes. Por isso, a representante da OAB explicou que também é preciso ter cautela e se comprometer com os cuidados.

“Animal não é brinquedo. É um ser que sente dor, tristeza, medo, frio. Tem que ser tratado como um ser vivo”, declarou.

Denúncias sobre maus-tratos podem ser feitas à Polícia Civil por meio da Delegacia do Meio Ambiente, através do telefone (81) 3184-7119. Não é preciso se identificar na ligação. 

Por Danielle Fonseca

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.