Animais são apreendidos dentro de bagageiro de ônibus clandestino na BR-262, entre Uberaba e Araxá, em MG

Animais são apreendidos dentro de bagageiro de ônibus clandestino na BR-262, entre Uberaba e Araxá, em MG
Cachorro estava em gaiola, junto de coelho, entre malas no bagageiro do ônibus — Foto: Reprodução/TV Integração

Um ônibus clandestino foi apreendido nesta quarta-feira (5), na BR-262, entre Uberaba e Araxá, durante operação da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT). No bagageiro do veículo foram localizados um cachorro, um coelho e um pássaro em situação de maus-tratos.

O ônibus vinha de Batatais, no interior de São Paulo, com destino ao norte de Minas Gerais. Ele transportava 21 pessoas que trabalhavam em uma colheita de café. O transporte estava irregular e sem cadastro e autorização de viagem, conforme o supervisor de fiscalização da ANTT, Reinaldo Romero.

O ônibus foi conduzido até a rodoviária, momento em que os agentes da ANTT encontraram o cachorro e o coelho em um gaiola pequena, sem água e comida, entre as malas no bagageiro. No local também foram localizados seis galões de combustíveis transportados de forma irregular.

Depois de serem localizados, a Polícia Ambiental foi acionada e apreendeu os animais e prendeu os responsáveis pelo crime de maus-tratos. Segundo o sargento Ricardo Ananias, “esses animais vão ter uma destinação adequada. Eles estavam sendo transportados no bagageiro do ônibus e, no caso do cachorro que hoje é um crime que a pena foi aumentada, podendo ser de dois a cinco anos”.

O supervisor de fiscalização também informa que o erro do transporte irregular é do dono do veículo, que “é apreendido pelo prazo mínimo de 72 horas. Para retirar o veículo do pátio, é preciso comprovar que todos os passageiros foram ao destino final, além dos valores que envolvem as questões de pátio”.

Para denúncias de transporte irregular, a ANTT disponibiliza o telefone 166. Para denúncias de maus-tratos e crimes ambientais, o número 0800-132060 é disponibilizado pela Polícia Ambiental.

Pássaro foi resgatado após operação de busca por ônibus irregulares na BR-262, entre Uberaba e Araxá — Foto: Reprodução/TV Integração
Pássaro foi resgatado após operação de busca por ônibus irregulares na BR-262, entre Uberaba e Araxá — Foto: Reprodução/TV Integração

Fonte: g1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.