Animais são encontrados em cenário de total abandono dentro de casa no Jardim América, no Rio

Animais são encontrados em cenário de total abandono dentro de casa no Jardim América, no Rio

Na manhã desta sexta-feira, 17/04, o vereador Luiz Carlos Ramos Filho, presidente da comissão de defesa dos animais da Câmara RJ, encontrou, em conjunto com a Subsecretaria Municipal de Bem Estar Animal, uma cena digna de um filme de terror. Animais definhando, feridos e famintos, em uma casa imunda, coberta por fezes no bairro Jardim América.

“Recebi a denúncia de que quatro cães estavam em situação de maus-tratos. Acionei a Subem. Quando chegamos, eram mais de 20 animais famintos, muitos dormiam sobre as fezes. Uma tristeza”, lamenta Luiz Carlos Ramos Filho.

Os donos da casa estão doentes e desempregados, sem condições de tratar dos bichos.

“Levamos os animais mais debilitados para a Fazenda Modelo, que também já está com a capacidade esgotada. Os tutores colocaram para adoção. Eu faço um apelo às protetoras que nos ajudem a arrumar lares para estes animais”, pede Ramos Filho.

Devido à crise provocada pelo Coronavírus, esse tipo de situação vem acontecendo com muita frequência: “As pessoas não têm o que comer e não podem alimentar os animais. Precisamos de doações de ração. Quem puder doar pode me procurar pela minha página do Facebook, Luiz Carlos Ramos filho”.

Do dia 13/03 a 13/04, o presidente da comissão de defesa dos animais recebeu só pelo WhatsApp 75 denúncias de abandono e maus-tratos.

“Antes da pandemia, eu recebia no máximo 20 chamados por mês no meu celular. A situação, que já era muito complicada, está desesperadora ”, relata Ramos Filho.

As denúncias também vem crescendo nas redes sociais. “Se recebíamos uma média de cem por mês, só neste período de quarentena já foram mais de 400.”

Por Felipe Lucena

Fonte: Diário do Rio

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.