Animais são encontrados em situação de maus-tratos em chácara de Piracicaba (SP), diz GCM

Animais são encontrados em situação de maus-tratos em chácara de Piracicaba (SP), diz GCM
Porcos foram encontrados em instalações inadequadas — Foto: Divulgação/ Prefeitura de Piracicaba

O Grupamento Rural da Guarda Civil informou que localizou animais em situação de maus-tratos em uma chácara de Piracicaba (SP). Também foram apreendidos agrotóxicos armazenados inadequadamente no local. O proprietário se comprometeu a adotar medidas para o cuidado dos animais.

O caso aconteceu na tarde de quarta-feira (5), mas foi divulgado pela prefeitura na tarde desta quinta (6). Na propriedade, que fica no bairro Santa Isabel, foi encontrada uma ave silvestre, um azulão, que foi apreendido e encaminhado para a Fundação Mata Ciliar, de Jundiaí.

Segundo os guardas Bertin, Massoni e Lopes, que atenderam a ocorrência, também foram encontrados filhotes de cães que, aparentemente, apresentavam problemas de saúde. Segundo eles, o adulto estava com cicatrizes, andava com dificuldades e tinha ferimentos na pata dianteira direita.

Além disso foi constatada no local uma criação de porcos em instalações inadequadas e com alimentação extremamente precária. Também foi encontrado muito material reciclado acumulado, representando sérios riscos de infestação do mosquito Aedes Aegypti.

Frascos de defensivos agrícolas foram apreendidos — Foto: Divulgação/ Prefeitura de Piracicaba
Frascos de defensivos agrícolas foram apreendidos — Foto: Divulgação/ Prefeitura de Piracicaba

Defensivos agrícolas

Foi localizado ainda em um cômodo não habitável do imóvel, 80 frascos de defensivos agrícolas, como inseticida, fungicida, herbicidas, entre outros produtos utilizados no cultivo de soja, milho, citros e cana-de-açúcar, que são controlados e não podem ser acondicionados de qualquer forma e precisam de prescrição de um engenheiro agrônomo para fazer uso e aplicação adequada.

Em depoimento na unidade de Polícia Judiciária, segundo a GCM, o proprietário se comprometeu a prestar toda assistência veterinária necessária aos cães, que permaneceram no local, evitando dessa forma autuação pelo Centro de Controle de Zoonoses. Sobre os porcos será acionada a Defesa Agropecuária, para que possa tomar as medidas administrativas, sanitárias e criminais.

Em relação aos defensivos, eles foram apreendidos e serão destinados ao descarte regular, para futuramente serem processados.

Sobre os materiais recicláveis foi dado um prazo de 10 dias para que o proprietário dê uma destinação final e faça a limpeza do local. Caso contrário será acionado pela Vigilância Epidemiológica.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.