Animais são encontrados mortos no Centro de Zoonoses de Santa Rita, PB

Animais são encontrados mortos no Centro de Zoonoses de Santa Rita, PB

Mais um animal é encontrado morto no Centro de Zoonoses de Santa Rita, localizado na comunidade do Alto do Contorno, em Várzea Nova. Na manhã desta quarta-feira (13), foi a vez de um gato ser encontrado sem vida, na jaula em que ficava. De acordo com a secretária de Saúde do município, Desterro Fernandes, existe indícios de envenenamento e que será aberto um processo de investigação do caso.

Gato morto cheio de feridas
Gato morto cheio de feridas

O fato ocorre 24 horas após um vídeo circular nas redes sociais com a denúncia da morte de cão.

As imagens feitas por duas pessoas ainda não identificadas, mostra um cão com uma mangueira de soro, supostamente depois de um processo de eutanásia (ato de proporcionar morte sem sofrimento a um doente atingido por afecção incurável).

Veja o vídeo.

O representante da Ong Proteção Animal Santa Rita, Valdir Lima, falou que já havia recebido várias denúncias de maus-tratos, no local.

.Ouça o áudio com a entrevista

Mas, para o coordenador jurídico da Secretaria de Saúde, Antonio Jansem, foi uma cena montada, já que o animal, muito doente, teria vindo de João Pessoa com a solicitação da eutanásia, quando acabou morrendo antes do procedimento.

Autorização da eutanásia
Autorização da eutanásia

Apesar do nome do veterinário não estar legível, entramos em contato com o CMV, e a atendente confirmou que o documento foi assinado por uma profissional por nome de Bianca.

Jansem ainda ressaltou que o animal foi tirado de um reservatório chamado de Bombona, um tipo de tambor plástico, e que foi roubado do local..

Ouça o áudio com a entrevista.

De acordo com o Jansem, o animal achado morto ontem, foi sepultado.

Apesar da gestão do local tentar explicar que foi um fato isolado, percebemos que o Centro não apresenta de um boa estrutura e nem uma atenção prioritária aos animais.

Atualmente existem apenas um gato e dois cães, disponíveis para adoção no Centro que há três anos, a prefeitura inagurava, destacando que seria um Zoonose de grande porte.

Por Ary Correia

Fonte: Santa Rita em Foco

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.