Animais silvestres mantidos em cativeiro são resgatados pela Guarda Municipal em Suzano, SP

Animais silvestres mantidos em cativeiro são resgatados pela Guarda Municipal em Suzano, SP

A Guarda Municipal de Suzano, por meio do Grupo de Proteção Ambiental (GPA), resgatou um grupo de animais silvestres de um cativeiro ilegal no distrito de Palmeiras durante a noite da última sexta-feira (20).

A ocorrência, configurada como crime ambiental, registrou o salvamento de mais 15 aves de diferentes espécies, além de saruês e saguis.

De acordo com informações da Prefeitura de Suzano, a equipe estava em patrulhamento preventivo pela região quando uma denúncia de populares chegou aos agentes, os alertando sobre a existência de um suposto viveiro no qual um morador prendia diferentes animais em gaiolas.

Ainda segundo a administração municipal, chegando ao local, os guardas se depararam com diversas gaiolas com diferentes pássaros silvestres, incluindo espécies de canários, sabiás, curiós, dentre outros.

Um indivíduo suspeito foi encaminhado à Delegacia de Polícia Central. Já os animais recolhidos foram levados a um centro especial de reabilitação, onde passarão por um processo de readaptação e posteriormente serão devolvidos à natureza.

“O tráfico de animais deve ser combatido com a mesma importância que se dá ao tráfico de drogas, pois esse tipo de crime é extremamente prejudicial ao meio ambiente. Por essa atuação eficiente e pela constante serventia à nossa população, eu agradeço as equipes de GPA que seguem à disposição de Suzano”, disse o secretário municipal de Segurança Cidadã de Suzano, Afrânio Evaristo da Silva.

Por Leandro Cesaroni

Fonte: Notícias de Mogi

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.