MG uberlandia 889828999 o thumb

Animais silvestres são capturados na zona urbana de Uberlândia, MG

Moradores acionaram a equipe da Polícia de Meio Ambiente para resgate. Capivara e teiú foram devolvidos à natureza; papagaio vai ser readaptado.

MG uberlandia 889828999 oA equipe da 9ª Companhia Independente da Polícia de Meio Ambiente em Uberlândia capturou três animais silvestres neste domingo (14), na zona urbana da cidade. Segundo o sargento Sivonaldo Medeiros, que participou da operação, o recolhimento de uma capivara, um teiú e um papagaio ocorreram após moradores entrarem em contato com a polícia.

A capivara foi encontrada presa à vala de uma construção abandonada na Rua Arpoador, no Bairro Patrimônio. “O local fica próximo ao Rio Uberabinha. O animal se feriu e também tinha marcas que indicavam ferimentos antigos. Deu trabalho para retirar. Após o resgate, levamos para o Hospital Veterinário da UFU, onde os plantonistas sedaram o animal e limparam os ferimentos”, afirma o sargento.

De acordo com a polícia, após o tratamento veterinário, foi feita a soltura da capivara na margem direita do Rio Uberabinha.

Susto em casa

A dona de uma casa também acionou a equipe da Polícia Ambiental neste domingo ao se deparar com um Teiú na garagem do imóvel, localizado na Rua Guatemala, Bairro Tibery. A polícia informou que o animal não apresentava ferimentos e estava ativo, por isso foi solto em uma Área de Preservação Permanente (APP), próxima à BR-050, na altura do Km 83.

MG uberlandia 1384594194 n 1Já um papagaio foi recolhido no quintal de uma casa no Bairro São Jorge. “Provavelmente ele era mantido em cativeiro porque cantava muito bem ‘atirei o pau no gato’ e era manso. Como não apresentava anilha de identificação, devia ser mantido em situação irregular. Nesses casos, recolhemos o animal para ser encaminhado ao Hospital Veterinário da UFU, onde receberá cuidados especiais. Fazem tipo uma quarentena, com testes de readaptação e alimentação adequada, para verificar a possibilidade de soltura. Caso ele não se readapte, será mantido em cativeiro por um criador conservacionista, pessoa registrada no Ibama com direito de cuidar de animais silvestres de forma correta”, explica sargento Sivonaldo.

Solicitações de recolhimento ou denúncias de crimes ambientais em Uberlândia, Prata e Monte Alegre podem ser realizadas pelo telefone (34) 3257-6400. Há ainda o Disk Denúncia dos órgãos de defesa que podem ser acionados em todo o estado de Minas Gerais pelo número 181, a ligação é gratuita e a pessoa tem direito a não se identificar.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.