Animais silvestres são resgatados durante fiscalização da PRF, em Itaituba, PA

Animais silvestres são resgatados durante fiscalização da PRF, em Itaituba, PA
Animais silvestres resgatados pela Polícia Rodoviária Federal em Itaituba, no Pará — Foto: Ascom/PRF

Durante fiscalização no km 662 da BR- 163, em Itaituba, no Pará, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou três espécimes de curiós, nesta quarta-feira (16). Uma das aves não possuía registro na Relação de Passeriformes, emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). O responsável pelo transporte dos animais se comprometeu a comparecer em juízo quando for intimado.

A equipe da PRF abordou uma caminhonete com destino a Santarém por volta de 14h45, quando encontrou os animais silvestres.

O condutor do veículo assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), tendo se comprometido a comparecer em juízo.

Segundo o artigo 29 da Lei 9.605/98, é considerado crime ambiental: matar, perseguir, caçar, apanhar ou utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida. A pena para quem comete esse tipo de crime é de seis meses a um ano de prisão, além do pagamento de multa.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.