Animais silvestres tem alta e são soltos por PM de Meio Ambiente em Uberlândia, MG

Animais silvestres tem alta e são soltos por PM de Meio Ambiente em Uberlândia, MG
Animais foram soltos em uma reserva florestal de cerrado (Foto: Polícia Militar do Meio Ambiente)

A Polícia Militar (PM) de Meio Ambiente realizou no início da manhã dessa quarta-feira (21) a soltura de 13 animais silvestres. Foram colocadas de volta em habitat oito canários da terra, dois curiós, dois azulões e um urubu.

Todos eles estavam em tratamento e receberam alta do Laboratório de Pesquisa em Animais Silvestres da Universidade Federal de Uberlândia (Lapas-UFU). De acordo com sargento Eduardo Venâncio, alguns destes animais que receberam alta são oriundos de apreensões, outros foram encontrados feridos ou doentes e também há animais que foram para o Hospital Veterinário ainda filhotes, depois serem encontrados no setor urbano de Uberlândia.

Ainda segundo Venâncio, o local escolhido pelos militares para a soltura dos bichos foi uma reserva florestal de cerrado, com abundância de comida, água e abrigo, onde os animais terão grande chance sobrevivência e o risco de migrarem para centros urbanos minimizados.

Ele ainda disse que “quem mata, persegue, caça, apanha, ou utiliza espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida, pode ser preso em flagrante delito conforme artigo 29 da Lei Federal 9605/98 “Leis dos Crimes Ambientais” que prevê uma Pena – detenção de seis meses a um ano, e multa”, afirmou Venâncio.

Por Vinícius Romario

Fonte: Correio de Uberlândia

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.