Animais vítimas maus-tratos são resgatados em residência de Araguaína (TO) após ação do MP

Animais vítimas maus-tratos são resgatados em residência de Araguaína (TO) após ação do MP

A Justiça atendeu, nesta quinta-feira, 11, o pedido de busca e apreensão postulado pelo Ministério Público (MPTO), em residência de Araguaína, onde animais de estimação encontravam-se em situação de abandono e maus-tratos.

Fotografias e filmagens mostram os animais magros, machucados e cobertos por carrapatos, uma das cadelas, com indicativo de ter parido recentemente, encontrava-se pelo lado de fora do portão há três dias, enquanto os filhotes agonizavam de fome, segundo relato dos vizinhos próximo à residência. Uma das testemunhas afirmou que, quando um animal adoece, é de costume o tutor colocá-lo para fora e não deixar mais entrar.

Segundo o promotor de Justiça Airton Amilcar Momo Machado, titular da 12ª Promotoria de Justiça de Araguaína, os animais já foram resgatados e estão recebendo cuidados veterinários da Associação Protetora dos Animais de Araguaína.

O Ministério Público requisitou à Polícia Judiciária a instauração de inquérito policial para apurar eventual crime de maus-tratos a animais doméstico em face do dono dos animais, crime que deixou de integrar delitos de menor potencial ofensivo com o advento da Lei nº 14.064, de 29 de setembro de 2020 e prevê pena de dois a cinco anos de reclusão, conforme § 1º-A, art. 32 da referida lei.

Por Denise Soares

Fonte: Surgiu

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.