Animal morto em praia do Chile pode ser uma baleia-azul, a maior espécie do mundo

Animal morto em praia do Chile pode ser uma baleia-azul, a maior espécie do mundo
Baleia-azul morta em uma praia do Chile, em 8 de agosto de 2023 — Foto: Claudio Kompatzki/Defendamos Chiloe/AFP

Uma baleia apareceu morta em uma praia da cidade de Ancud, no Chile, e agora investiga-se o animal é uma baleia-azul, a maior espécie animal do mundo.

O Serviço Nacional de Pesca do Chile enviou funcionários ao local, e eles confirmaram que era “um grande cetáceo da família Balaenopteridae”.

No Twitter, o Serviço de Pesca afirmou que ainda está trabalhando na identificação da espécie, mas que preliminarmente parece ser uma baleia-azul.

“Estamos trabalhando na identificação da espécie e preliminarmente parece ser uma baleia-azul”.

O diretor regional do Serviço de Pesca, Cristian Hudson, afirmou que pelas condições em que a baleia se encontrava, ela deve ter morrido há algum tempo mar adentro, e já encalhou na praia nesse estado.

Grupos ambientalistas alertaram que a área é uma zona de tráfego marítimo intenso de embarcações e pediram uma investigação sobre uma possível colisão da baleia.

De acordo com o Centro de Conservação de Cetáceos (CCC) do Chile, a família Balaenopteridae é a mais diversa entre as baleias, incluindo seis tipos de espécies de diferentes tamanhos, desde a Minke, com cerca de nove metros, até a gigantesca baleia-azul, que pode medir até 30 metros, sendo considerado o maior animal do planeta.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.