Antigo supermercado no RS vira abrigo para centenas de animais perdidos nas enchentes

Antigo supermercado no RS vira abrigo para centenas de animais perdidos nas enchentes
Cão perdido na frente de um refrigerador desativado em antigo supermercado de São Leopoldo — Foto: Reprodução/Prefeitura de São Leopoldo

Um antigo supermercado de São Leopoldo (RS) se tornou um enorme abrigo para cães e gatos que se perderam dos tutores nas enchentes da cidade. São mais de 600 animais — número que não para de aumentar — cuidados majoritariamente por voluntários com apoio da Secretaria de Proteção Animal.

Esses são pets que aguardam para ser localizados por seus donos, o que vem acontecendo ao longo dos dias. Ao mesmo tempo, novos cães e gatos que se perderam chegam todo dia ao local.

— O abrigo foi aberto pois os outros menores não suportavam mais e precisaram unificar os animais para melhorar a organização — conta Solange Biegelmeyer, biomédica que é voluntária no abrigo.

Ela conta que a estrutura é improvisada, mas organizada e que atualmente o superabrigo está precisando de doações e mais mão de obra.

— Precisamos de voluntários principalmente a noite. E de doações. O mais urgente são correntes. Não podem ser cordas, pois os cães roem. Estamos aceitando coleiras de couro, toalhas, cobertores, tapetes higiênicos, ração pastosa, antipulgas, vermífugos para cães e gatos.

Um grupo de veterinários, biólogos e outros voluntários está chegando neste sábado de Goiás para ajudar. Quem quiser doar, pode enviar o material diretamente ao local. O endereço é Avenida Imperatriz esquina a Rua Mauá no Centro de São Leopoldo.

Neste sábado, a primeira dama Janja Lula Silva anunciou que decolou de Brasília um voo levando 20 toneladas de ração para animais que estão desabrigados pelas enchentes do Rio Grande do Sul. Também estão sendo transportados itens como camas, roupas de frio, cobertores e potes para ração. A aeronave pousou na base militar de Canoas.

Fonte: O Globo