Aos 24 anos, leão Nagan morre no zoológico de Americana, DF

Aos 24 anos, leão Nagan morre no zoológico de Americana, DF
Leão Nagan morreu neste sábado (31) aos 24 anos — Foto: Zoo Americana

O Parque Ecológico Municipal Engenheiro Cid Almeida Franco, zoológico de Americana (SP), informou o falecimento do leão Nagan, aos 24 anos, neste sábado (31). A necrópsia do animal, que estava em idade avançada, será feita na semana que vem por veterinários da Faculdade de Americana para identificar com exatidão as causas da morte.

De acordo com o parque, por conta da idade, Nagan apresentava comportamentos que poderiam indicar alguma enfermidade. Na quinta-feira (29), foram realizados exames laboratoriais, clínicos e de imagem pela equipe técnica. Os resultados também estarão prontos na próxima semana, segundo a administração.

Durante a inspeção, técnicos relataram que foi observada uma massa irregular na região do pescoço e uma ferida característica de câncer, cujo material foi coletado para biópsia.

O leão recebeu medicações e suplementos, permanecendo com quadro estável durante a sexta-feira (30). Na manhã de sábado, o óbito foi conformado pela equipe do zoológico.

O leão Nagan chegou ao Parque Ecológico em outubro de 2015, com 17 anos, vindo do Zoo São Vicente (SP). Formava casal com a fêmea Menina, de 20 anos. Em razão das idades, os tratadores, veterinários e biólogos monitoravam constantemente a alimentação e estado de saúde do casal, acrescentou a prefeitura.

Fonte: G1

Nove razões para não visitar zoológicos

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.