Menino foi resgatado após ser atropelado em Araras — Foto: Marlon Tavoni/EPTV

Aplicativo ajuda ONG a resgatar animais feridos ou em situação de risco em Araras, SP

Uma ONG de Araras (SP) ajuda no resgate animais que sofrem maus-tratos ou que foram abandonados. O trabalho conta com a ajuda de uma clínica veterinária e tudo é feito pelas redes sociais, desde a denúncia até na hora de procurar um novo lar para o bichinho.

Qualquer pessoa que encontrar um animalzinho na rua, machucado ou ferido, pode fazer algumas fotos e mandar no aplicativo de mensagens da ONG Sempre ao Seu Lado. É importante inserir o endereço.

As protetoras animais fazem o resgate e a triagem e depois encaminham o animal para a clínica. “Hoje em dia temos uma grande porcentagem de abandono. Esse projeto é voltado para animais de rua, que não têm dono. Se ninguém fizer isso, eles vão morrer”, disse a presidente da ONG, Rose Mary Coser.

VÍDEO: Aplicativo ajuda ONG a resgatar bichos feridos ou em situação de risco em Araras

Resgate

Graças a essa ajuda, o cão Menino está recebendo os tratamentos necessários. Ele foi atropelado em uma avenida movimentada e o motorista do carro fugiu.

Uma pessoa que passava pelo local levou o cão até o canteiro, fez algumas fotos e mandou no aplicativo de mensagens da ONG, que resgatou o cãozinho e levou para a clínica veterinária.

“Ele está em recuperação, mas como é um animal de rua a gente não tem histórico de vacina e cuidados dele. Ele vai ter que ser castrado no futuro, microchipado, esse projeto envolve todas essas demandas”, disse o veterinário Paulo Côrte Neto.

Veterinários cuidam os animais resgatados em Araras — Foto: Marlon Tavoni/EPTV
Veterinários cuidam os animais resgatados em Araras — Foto: Marlon Tavoni/EPTV

Uma gatinha com a pata machucada que se arrastava pela rua também foi resgatada após a técnica em enfermagem Andrea Franco ver a situação do animal e acionar a ONG.

“Um motorista de aplicativo teve a caridade de parar por cinco minutos para que eu pudesse tirar esse animal do meio da rua. Ele permitiu que eu colocasse o gatinho no carro dele, aí eu levei até em casa”, contou ela que já tem oito gatos e agora vai adotar mais um.

Cuidados

Aposentada cuida de casinha improvisada em bairro de Araras — Foto: Marlon Tavoni/EPTV
Aposentada cuida de casinha improvisada em bairro de Araras — Foto: Marlon Tavoni/EPTV

Depois que os animais são tratados e recebem alta da clínica, a ONG faz outro trabalho: ou consegue um lar adotivo, ou os animais voltam para casinhas comunitárias que existem em várias regiões da cidade. Ali eles recebem o cuidado dos moradores dos bairros.

A aposentada Susan Marcondes construiu uma casinha para a cadela Menina. Além disso, ela leva comida e água gelada todos os dias. Os vizinhos também ajudam na tarefa e registram tudo.

“Quando eu viajo, tem que postar que trocou água, ração. Eu morro de amor por ela, a minha preocupação com ela é muito grande. Eu acho que ela está sendo bem cuidada”, disse a aposentada.

Menina recebe os cuidados de vizinhos em bairro de Araras — Foto: Marlon Tavoni/EPTV
Menina recebe os cuidados de vizinhos em bairro de Araras — Foto: Marlon Tavoni/EPTV

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.