Aplicativo auxilia na localização de animais perdidos

Aplicativo auxilia na localização de animais perdidos

Por William Galvao

Muitos animais fogem de seus tutores e esta é uma realidade causada por diversos motivos. Seja por conta do comportamento curioso do animal, como também por susto e medo – algo que acontece frequentemente nas festas de fim de ano, por conta dos fogos de artifício. Todos esses motivos são consequência de certos descuidos, como esquecer portas e janelas abertas, por exemplo, e que acabam facilitando a fuga dos animais de estimação.

Como uma alternativa a esse problema, o aplicativo Polícia Popular tem um botão de alerta específico para “animais perdidos”. Quando um usuário se depara com um animal perdido na região em que se encontra, consegue acionar rapidamente um alerta sobre o caso – além de incluir comentários e fotos – e deixar as demais pessoas da região avisadas. Desta forma, o aplicativo mapeia esses acontecimentos e funciona como uma ferramenta que, graças ao comportamento colaborativo dos usuários, facilita a busca pelo animal.

O recomendado é que a busca se inicie logo que possível. As chances são maiores de se encontrar o animal logo nas primeiras 12 horas após seu desaparecimento – especialistas dizem que 90% deles são encontrados dentro desse prazo. Uma das dicas é começar a procurar em locais perto de casa, mas aos poucos ir ampliando as áreas, já que alguns cachorros correm muito quando fogem. Só no primeiro dia, os cães percorrem até 3 km e, conforme o tempo passa, chegam até 16 km.

Com os avanços da tecnologia, algumas práticas de procura do passado, demoradas e pouco eficientes, podem ser substituídas. Colar cartazes pelo bairro ou sair pelas ruas sem rumo à procura do animal, por exemplo, deixam de ser uma realidade. Com o aplicativo Polícia Popular, o processo de busca se torna mais estratégico e as chances de encontrar o animal, consequentemente, aumentam.

Polícia Popular

O aplicativo Polícia Popular chegou para transformar a segurança nas cidades. Com funcionalidades que permitem às pessoas mandarem alertas em tempo real sobre episódios de risco onde se encontram, o app tem como carro-chefe o comportamento colaborativo dos cidadãos.

Pensado como uma ferramenta de comportamento colaborativo, assim como o Waze é para o trânsito, por exemplo, o Polícia Popular tem como objetivo levar mais segurança às pessoas através de um mapeamento dos casos de risco que acontecem a todo o momento nas cidades. Mais do que meramente informativo, o aplicativo tem como principal característica o “call to action”, convidando as pessoas a se engajarem em compartilhar ocorrências, informando e sendo informadas em tempo real. Dessa forma, há a possibilidade de identificar as precauções necessárias de acordo com o ocorrido na região em que se está.

Fonte: Visão Oeste

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.