Apoio a protetores independentes de animais se torna lei em Ponta Grossa, PR

Apoio a protetores independentes de animais se torna lei em Ponta Grossa, PR
Em 2022, o mandato do vereador Geraldo Stocco destinou R$ 20 mil para duas ONGs que atuam na causa animal em Ponta Grossa - Foto: Divulgação

Ponta Grossa agora passa a ter uma lei que viabiliza o apoio a protetores(as) independentes de animais de rua. A lei 14.597, de autoria do vereador Geraldo Stocco (PV), foi sancionada pela prefeita, Professora Elizabeth (PSD), nesta quarta-feira (3) – o texto foi publicado com data retroativa ao dia 28 de abril. Com a publicação da lei, a cidade deverá criar um programa de apoio aos protetores independentes que atuam na causa animal.

Na prática, a lei de autoria de Geraldo Stocco garante apoio para protetores(as) que, atualmente, atuam sozinhos(as) na cidade. A lei prevê que a Prefeitura dê início a um cadastro de protetores(as) – essas pessoas poderão receber apoio material e estrutural do município. “A causa animal é uma bandeira muito importante que nós temos orgulho de defender aqui no nosso mandato”, explica Geraldo.

Na próxima semana, Geraldo buscará se reunir com a secretaria responsável e buscar agilizar a implementação da lei. “A causa animal tem pressa e essa é uma conquista muito importante. Lutamos muito para aprovar o texto na Câmara e agora vamos buscar que ele se torne realidade o mais rápido possível”, explica Geraldo.

A lei prevê que o cadastro dos(as) protetores(as) será realizado em parceria com o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), além disso a lei determina que um Conselho Municipal próprio defina as diretrizes para criação do Conselho. “Esses critérios são muito importantes para viabilizar o Cadastro e garantir que os protetores, aqueles que realmente apoiam a causa animal, tenham acesso à ajuda”, destaca Stocco.

A lei ainda rege que o cadastro seja atualizado bimestralmente pelo Conselho Municipal responsável. “Nosso mandato tem atuado para ajudar ONGs, com destinação de recursos e também projetos de leis. A ajuda aos protetores independentes era um desejo antigo do nosso mandato porque enxergamos estas pessoas como fundamentais para a causa animal”, explica o vereador do PV.

Reconhecimento do trabalho voluntário

A protetora Janaina Lindbech destaca que o projeto traz o devido reconhecimento da importância das ações, enquanto protetoras e protetores independentes. “Conseguir organizar nosso trabalho junto ao poder público e tornar os programas criados pelo município acessíveis poderá otimizar os atendimentos e também reduzir o tempo de espera”, explica Janaina.

Janaina diz ainda que a cidade conta com mais de 30 protetores(as) independentes que atuam na causa animal. “Hoje somos mais de 30 protetoras e protetores que lutam diariamente em prol do bem estar animal arcando com as despesas de cuidados no tratamento de animais errantes e de tutores de baixa renda. Dependemos de doações, rifas e vaquinhas para tentar dar conta de suprir os enormes gastos financeiros que vamos acumulando diariamente”, detalha Janaina.

Recursos da causa animal

Em 2022, o mandato do vereador Geraldo Stocco destinou R$ 20 mil para duas ONGs que atuam na causa animal em Ponta Grossa – os recursos serão usados para manutenção dos abrigos que contam com milhares de animais abandonados.

Fonte: A Rede

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.