Após 3 anos do resgate, 32 cães são entregues aos novos tutores no DF

Após 3 anos do resgate, 32 cães são entregues aos novos tutores no DF
Hugo Barreto/Metrópoles

Após mais de três anos de um processo que correu no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), chegou ao fim a espera dos novos tutores que adotaram 32 cães vítimas de maus-tratos, resgatados pela Delegacia Especial de Proteção ao Meio Ambiente e à Ordem Urbanística (Dema), em uma residência de Taguatinga Norte, em 2018.

Ao Metrópoles, a advogada e protetora de animais Ana Paula Vasconcelos, integrante da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Distrito Federal (OAB-DF), que atuou na ação junto aos policiais, contou que 30 cães da raça yorkshire e dois maltês, viviam em ambiente fétido, dentro de gaiolas, quando foram resgatados em julho de 2018.

Veja imagens dos cãezinhos com os novos tutores:

Na denúncia, há relatos de odor forte, desagradável e ainda de que o local onde os cães estavam amontoados parecia não ser limpo há bastante tempo.

Inicialmente, os cachorros foram encaminhados para lares temporários para receber os cuidados necessários.

“À época do resgate, nós chegamos ao endereço e encontramos os animais com giárdia [doença na qual o animal tem sintomas como diarreia, vômito e depressão seguida de perda de peso], apresentando problemas neurológicos, de pele e na musculatura por ficarem constantemente apoiados em gaiolas”, detalhou Ana Paula.

Por Nathália Cardim e Francisco Dutra

Fonte: Metrópoles

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.